Mulher é asssassinada a tiros pelo ex-marido no Sertão do Pajeú; acusado é preso

Repórter do Sertão/

A cidade de Serra Talhada registrou o sexto assassinato do ano nesta terça-feira (24). Uma mulher identificada como Maria das Dores Barbosa da Silva, de 50 anos, foi morta a tiros por volta das 06h50 da manhã no cruzamento entre a Rua do Sol e a Travessa Bela Vista, no Bairro Bom Jesus.

O acusado de praticar o crime é ex-marido da vítima, o que configura feminicídio. Após efetuar os disparos que ceifaram a vida da mulher, o acusado conseguiu fugir, mas foi capturado por volta das 11h pela Polícia Militar no Distrito de Água Branca (Luanda), na zona rural do município.

Segundo o boletim do 14º BPM, de posse de informações acerca das vestes do acusado e do veículo utilizado por ele na fuga, as equipes da Polícia Militar fizeram sucessivas incursões até a prisão do mesmo em flagrante, juntamente com a arma de fogo utilizada no crime, um revólver calibre 38, com quatro munições intactas.

Após a captura, o acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde ficará à disposição da Justiça. Na entrada da delegacia, o acusado confessou o crime e disse ao repórter Orlando Santos da Rádio Cultura FM que havia agido motivado por ameaças.

O corpo da vítima ficou exposto na rua por algumas horas até a chegada de uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML), que fez a remoção para os procedimentos legais. As fotos são do Farol de Notícias.

Fonte: Por Juliana Lima – Blog do Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

Tabira comemora 73 anos com show de Cavaleiros do Forró nesta quinta-feira

Para celebrar os 73 anos de emancipação política de Tabira, nesta quinta-feira (26) haverá shows de Cavaleiros do Forró, Nando do Acordeom, Thiago Oliveira e Júnior Farias. Os shows começam a partir das 21h na praça Pedro Pires Ferreira. Às 9h, foi realizada a entrega da sala e o aparelho de mamógrafo no hospital municipal e as 11h30 foi dada a ordem de serviço para construção da passagem molhada do sitio Fazenda Nova.

O deputado federal, Fernando Monteiro (PP) confirmou presença nas atividades da agenda da prefeita Nicinha Melo (MDB), nesta quinta-feira.

Nesta sexta-feira dia 27, data em que se comemora o aniversário da cidade, será feriado municipal e a Câmara de Vereadores promove sessão solene às 9h manhã com entregas de títulos cidadãos, medalhas, moções de aplausos e troféus às escolas vencedoras dos jogos escolares municipal e regional. Haverá ainda, o registro da aquisição de uma nova ambulância para o Grupo Socorristas Voluntários de Tabira, adquirida através da Emenda Modificativa Aditiva ao Orçamento Anual 2022, proposta pelos vereadores.

Dentre as atividades da Câmara, haverá o tradicional corte do bolo que marca o aniversário do Poder Legislativo que foi instituído em 27 de maio de 1949 e às 19 horas, haverá uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

Fonte: Tabira Hoje

Publicado em Política | Deixar um comentário

Em Água Branca, prefeito nem faz São Pedro nem deixa ninguém fazer

Grupo que queria fazer evento na cidade foi proibido até de chamar evento de São Pedro

Em Água Branca o prefeito Everton Firmino, o Tom (Republicanos) está sendo questionado por acabar com o maior São Pedro da Serra.

O pior, impede quem deseja ocupar espaço realizando o evento no período,  mesmo com apoio da iniciativa  privada.

O grupo conhecido como “Os bons de farra”, juntamente com empresários e o comércio local se organizou para realização da festa junina no dia 28 de junho.

Procuraram a prefeitura e através de ofício, solicitaram o espaço pública pra realizar o evento, que teria Forró Mix, Renato e Renata, Seu Marquinhos, Rhuan e Banda (JP PB) e Sirano e Sirino.

A prefeitura pediu um prazo de 20 dias para dar um resposta. Respondeu através do Diário Oficial do município, negando o espaço para a realização do evento, alegando que poderia ser feito em outro local, desde que não fosse o local tradicional das festas, que é localizado na rua José Vidal.

Ainda assim,  a lista de exigências era enorme: até citar o nome do santo São Pedro, que é celebrado dia 28, era proibido.

Também não poderia interditar a rua ou atrapalhar o trânsito. Ou seja, carros teriam aparentemente que circular entre as atrações e público.  Dentre as exigências ainda tinha a de pagar pesados tributos junto à secretaria de finanças.

Resumindo, colocou várias dificuldades para que o evento ocorresse. Mas para muitos a retaliação é política pela presença no grupo do ex-vice prefeito Júlio César,  do DEM, que disputou contra ele as últimas eleições.  Por conta da rixa, na terra em que Tom acabou o São Pedro, até gritar o nome dele ficou proibido…

Fonte: Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

Marília Arraes vem ao Pajeú e concederá entrevista à Rádio Cidade

Como já havia sido anunciado pelo ex-prefeito Sebastião Dias quando falou ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, a deputada federal e pré-candidata ao governo do estado, Marília Arraes virá a Tabira neste sábado, dia 28 de maio.

A agenda da pré-candidata na região do Pajeú começará por São José do Egito, às 7h30min, na Câmara dos Vereadores. Em seguida ela fará uma visita à feira livre do município.

Depois Marília seguirá para Itapetim onde concederá entrevista à Rádio Gazeta FM e às 13h almoçará com apoiadores.

Às 14h será a vez de Tuparetama receber Marília e sua comitiva. Por lá ela será recepcionada pelo ex-presidente da Câmara Danilo Augusto, o vereador Plécio Galvão e a ex-vereadora Priscila Filó.

A previsão de chegada em Tabira está para às 16h e ela será recebida pelo ex-prefeito Sebastião Dias, os ex-vereadores Tote Marques, Aristóteles Monteiro, outras lideranças políticas e o público simpatizante da candidatura da deputada no município.

Após a recepção da comitiva tabirense, Marília Arraes seguirá para a Rádio Cidade FM onde concederá uma entrevista por cerca de 40 minutos. Em seguida ela irá para a Câmara dos vereadores onde falará aos seus apoiadores.

Ao término do evento em Tabira, Marília vai para Solidão onde também cumpre agenda, Afogados da Ingazeira onde participa de um coquetel com as pré-candidatas Evângela Vieira, para deputada estadual, e Maria Arraes, para federal, e depois seguirá para São José do Belmonte onde tem compromissos agendados para o domingo.

Fonte: Tabira Hoje

Publicado em Política | Deixar um comentário

São João em Serra Talhada terá Walquyria Santos, Cláudia Leitte, César Menotti e Fabiano

Assisão, As Severinas, Henrique Brandão, Quinteto Violado e Novinho da Paraíba também estão na grade. Veja programação completa

Com o tema “Na Capital do Xaxado, o São João é de Tradição”, a prefeitura de Serra Talhada anunciou a programação da programação junina deste ano. A programação vai de 21 a 25 de junho no Polo Estação do Forró.

Participaram do anúncio a prefeita Márcia Conrado e o esposo, Breno Araújo, o vice-prefeito Márcio Oliveira, o Presidente da Fundação Cultural Anildomá William e a esposa Cleonice Maria, o presidente da CDL Serra Talhada, Maurício Melo, o sanfoneiro Assisão, o Tenente Coronel Welber, pelo 14o BPM e vereadores da base.

A realização da programação foi possível graças a uma arrumação entre a prefeitura e o Governo do Estado, através da Fundarpe. A prefeita esteve reunida com o Secretário de Cultura de Pernambuco, Oscar Barreto e o Presidente da FUNDARPE, Severino Pessoa, onde fechou a grade.

Em seu discurso, Márcia destacou que foi uma dor de cabeça para conseguir bandas, estrutura, diante do fato de que 350 cidades realizam a festa no Nordeste. Ela agradeceu aos artistas da terra em nome de Assisão, que abre a grade. Ela destacou atrações como Concursos de quadrilhas e outras atividades de fomento à cultura.

De atrações mais identificadas com a festa, Assisão, Walquiria Santos, As Severinas, Forró das Meninas, Forrozão Mil, Quinteto Violado, Novinho da Paraíba, Noda de Cajú, Henrique Brandão e Luizinho de Serra. A prefeitura adotou a tática de outras cidades, de atrações sem identificação com a festa junina, mas de apelo popular como Cláudia Leitte e César Menotti e Fabiano.

21 de junho:

Trio Elétrico Asas da América com puxada matuta

Assisão

Taty Girl

Walquyria Santos

22 de junho:

As Severinas

Forró das Meninas

Mari Fernandes

23 de junho:

Forrozão Mil

Quinteto Violado

Novinho da Paraíba

Noda de Cajú

24 de junho:

Kennedy e Nando

Bruna Magalhães

Os Pernambuquês

Cláudia Leitte

25 de junho:

Henrique Brandão

Luizinho de Serra

Roberto Vanerão

César Menoti e Fabiano

Fonte: Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

Moro vira réu em ação movida pelo PT por alegados prejuízos à Petrobras

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) virou réu em uma ação popular movida por deputados do PT na Justiça Federal do Distrito Federal.

A petição inicial foi protocolada em 27 de abril e recebida nesta segunda-feira (23) pelo juiz Charles Renaud Frazão de Morais, que determinou a citação de Moro.

Na ação, os deputados pedem que Moro seja condenado a ressarcir os cofres públicos por alegados prejuízos causados à Petrobras por sua atuação na Lava Jato. Não foi definido na petição inicial o valor da indenização que o ex-juiz deverá pagar caso seja condenado.

Na petição inicial, os autores da ação — os deputados Rui Falcão, Erika Kokay, Natalia Bonavides, José Guimarães e Paulo Pimenta — alegam que, durante sua atuação como juiz da Lava Jato, Moro teve “condutas atentatórias ao patrimônio público e à moralidade administrativa, as quais tiveram severos impactos na economia do país e em sua estabilidade democrática e institucional.”

Os deputados também afirmam na petição que “os desvios de finalidade, os excessos e abusos” cometidos ao longo da operação Lava Jato produziram “um cenário de desarranjo econômico de altíssimo custo social em nosso país.”

Operação Lava Jato

Iniciada em 2014, a Operação Lava Jato foi uma força-tarefa de combate a corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras. Boa parte das ações da Lava Jato tramitaram na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, especializada em crimes financeiros e de lavagem de ativos, da qual Moro era o juiz titular.

As investigações feitas pela Polícia Federal revelaram a existência de uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro. O doleiro Alberto Youssef era apontado como um dos líderes do grupo.

Segundo o Ministério Público Federal, a operação devolveu R$ 4,3 bilhões aos cofres públicos e levou a 174 condenações em 1ª e 2ª instância. O Tribunal de Contas da União estima que o esquema causou prejuízos de R$ 18 bilhões na Petrobras.

Fonte: G1

Publicado em Política | Deixar um comentário

Marília Arraes cumpre agenda com Evângela Vieira no próximo domingo, em Afogados

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco também visitará outras cidades da região.

Por André Luis

A deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade), estará cumprindo agenda, no próximo domingo (29), em Afogados da Ingazeira, onde será recepcionada pela pré-candidata a deputada estadual, Evângela Vieira (Solidariedade).

Antes no sábado (28), Evângela recebe a pré-candidata a deputada federal, Maria Arraes. Juntas irão promover um coquetel que marcará a apresentação das duas pré-candidaturas. O Evento está marcado para acontecer às 20h, na AABB.

Nesta segunda-feira (23), Evângela anunciou em suas redes sociais que recebeu o apoio do ex-prefeito de Solidão Diomesio Oliveira e da ex-vice prefeita Rosa Dalva a sua pré-candidatura a deputada estadual.

No domingo, Evângela recebe Marília em sua casa. “Ela estará discutinho propostas, conhecendo os problemas da cidade e da região e abraçando os nossos apoiadores”, informou Evângela. Ainda segundo a anfitriã, Marília também participara de coletiva de imprensa.

Logo após a reunião na casa de Evângela, Marília segue para Triunfo onde dá sequencia a sua agenda na região que começa no sábado (28), em São José do Egito. Veja abaixo a agenda de Marília Arraes na região:

No sábado (28), a pré-candidata deve visitar a feira livre de São José do Egito, conceder entrevista a Rádio Gazeta FM e se encontrar com lideranças locais. Após o almoço, Marília segue para Tuparetama, Tabira e Solidão.

No domingo (29), participa da Missa Cavalgada Pedra do Reino em São José do Belmonte; depois segue para Sertânia. A tarde tem agenda com Evângela Vieira em Afogados da Ingazeira, o encontro está marcado para às 14h; depois segue para Triunfo.

Na segunda-feira (30), Marília faz visita a feira-livre e ao comércio de Serra Talhada; depois segue para Santa Cruz da Baixa Verde e volta no final da manhã para Serra onde dará entrevista a imprensa local. Ainda em Serra, a pré-candidata fará uma visita ao empresário João Duque – pai de seu amigo, aliado político e pré-candidato a deputado estadual Luciano Duque, depois tem reunião com empresários da cidade.

Fonte: Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Deputado Carlos Veras acompanha início das obras na Escola Carlota Breckenfeld

Na tarde desta segunda-feira o deputado federal Carlos Veras esteve em duas escolas de Tabira acompanhando os trabalhos que foram anunciados por ele com exclusividade no Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM.

Na Escola Arnaldo Alves, o deputado supervisionou o serviço de instalação dos mais de 40 aparelhos de ar-condicionado e teve a oportunidade de conversar com professores e alunos que atestaram melhorias nas condições de ensino e de aprendizagem.

Em seguida Carlos foi até a Escola Professora Carlota Breckenfeld para acompanhar o início das obras da quadra poliesportiva. De acordo com a diretora Silvana Siqueira, a obra de cobertura do espaço vai ampliar as atividades esportivas e de lazer dos alunos.

Fonte: Tabira Hoje

Publicado em Política | Deixar um comentário

Hospital Regional Emília Câmara está em alerta para o alto número de crianças atendidas na Unidade nos últimos dias

Hospital Regional Emília Câmara está em alerta para o alto número de crianças atendidas na Unidade nos últimos diasFalando a Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, nessa segunda-feira (23), o diretor do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), o médico Sebastião Duque informou que, é comum nesta época do ano o aumento de casos de pediatria, mas nunca na proporção que esta acontecendo agora.

Segundo o diretor, a unidade está com mais de 100% de ocupação na ala de pediatria. Duque ainda chama a atenção para o fato de que junho, é um mês mais frio e ainda tem a ocorrência de fumaça no ar por conta das fogueiras juninas.

Fonte: Marcelo Patriota

Publicado em Política | Deixar um comentário

Sousa vira sobre o Afogados e vence na Série D

Foto: divulgação/Instagram/Sousa Esporte Clube

Foi difícil, mas o Sousa voltou a vencer na Série D do Campeonato Brasileiro e entrou no G-4 do Grupo 3 da Série D. Na tarde deste sábado, no Marizão, o Dino derrotou o Afogados por 3 a 2, em jogo válido pela rodada #6 da competição nacional.

O 0 a 2 se mostrou um placar justo no primeiro tempo. Afogados teve apenas duas chances de marcar gol. Nas duas que foi, bola na rede. Rogerinho, de pênalti, aos 3 minutos, e Toninho Paraíba, aos 40, ampliou o marcador. Durante boa parte dos 45 minutos, a equipe pernambucana fechou a casinha e não deixou o Sousa sequer chegar no ataque da Coruja.

A segunda etapa foi bem parecida com os primeiros 45 minutos. Ambas as equipes pouco se movimentavam em busca do gol. Mas, em três lances, três gols dos donos da casa. Natalício aos 35, Otacílio aos 37, e Caíque aos 48, marcaram para o Dino, que conseguiu uma grande virada sobre o Afogados.

Com o resultado, o Sousa chegou aos 10 pontos e está na terceira colocação. Já o Afogados, com oito, está na sexta posição.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Acidente na PE-320 mata iguaraciense Nogueirinha

Ele era filho do ex-vereador de Iguaracy, Zé Nogueira

Na tarde deste sábado (21), um choque frontal entre uma Saveiro, e uma D-20 (modelo antigo), nas proximidades da entrada do povoado da Varzinha vitimou José Nogueira de Carvalho Filho, o Nogueirinha.

Ele era filho do ex-vereador de Iguaracy, Zé Nogueira, que morreu no dia 22 de janeiro de 2021 em decorrência de um Infarto Fulminante. Ele tinha 66 anos e foi vereador por dois mandatos.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostra a Saveiro onde estava Nogueirinha e seu irmão Max Karll (conhecido por Kaká), com a frente totalmente destruída. No vídeo também dá pra perceber que Kaká estava acordado, mas demonstrando desorientação.

Kaká foi socorrido ao Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira. Nogueirinha morreu no local.

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres e a Câmara Municipal lamentaram a morte de Nogueirinha:

Não há dor maior do que ter de dizer adeus a um amigo. Nem há saudade tão eterna como aquela que nasce com o luto.

Por isso oro a Deus para que conceda conforto e força nesta hora tão difícil a todos os familiares e amigos. Recebam as minhas sinceras condolências

 Zeinha Torres – Prefeito de Iguaracy

A Câmara Municipal de Iguaracy, em nome de todos os vereadores que compõem o parlamento do município, registra os votos de extremo pesar pelo falecimento do Sr. José Nogueira de Carvalho Filho, o qual é filho do ex Vereador José Nogueira (in Memorian).

Diante da perda de um conterrâneo, o Poder Legislativo Iguaraciense, na pessoa do Presidente Francisco Torres Martins (Chico Torres), e todos vereadores externa suas condolências a família enlutada e roga a Deus para que conforte a todos.

Câmara de Vereadores de Iguaracy

Fonte: Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

IFsertãoPE oferece curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica com vagas para o Polo UAB de SJEgito

IFsertãoPE oferece curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica com vagas para o Polo UAB de SJEOs profissionais que estão buscando aperfeiçoamento na área de atuação, almejando ascensão, ou expandir o campo de atividade podem recorrer aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFsertãoPE).

Há vagas para o Polo da Universidade Aberta do Brasil de São José do Egito para o curso de Pós-Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (Docente EPT).

Para concorrer às vagas, os candidatos devem atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo edital para cada o curso. Além disso, o estudante deve realizar a inscrição por meio da internet no link https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/a-instituicao/noticias-em-destaque/13863-490-vagas, informando os dados pessoais solicitados e anexando todos os documentos exigidos. O período de inscrição começa na próxima terça-feira (24) e segue até às 17h do dia 17 de junho.

Fonte: Marcelo Patriota

Publicado em Política | Deixar um comentário

Ito Roque comenta ausências e projeta “parada dura” para o Afogados diante do Sousa

O Afogados já está em Sousa, no Sertão da Paraíba, para encarar os donos da casa neste sábado, às 16h, no estádio Marizão. A partida é válida pela sexta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O técnico Ito Roque comentou o duelo e projetou uma “parada dura” para a Coruja diante do Dino.

– As duas equipes têm a diferença de um ponto na tabela de classificação. Fizemos uma boa semana de trabalho e espero que a gente consiga colocar em prática o que planejamos. Nosso objetivo é conquistar os três pontos, mas sabemos que não é fácil.

O treinador também comentou as ausências dos titulares Léo (machucado), Paulista (suspenso) e Lucas Vinícius (machucado).

– A gente sabe da importância destes jogadores dentro do time. Mas, eu confio no elenco e nos jogadores que estão entrando. Todo mundo trabalha igual, todo mundo faz o mesmo trabalho. Espero que quem entre execute um bom trabalho – finalizou o técnico.

Fonte: GE Globo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Ameaçado de perder o posto de cacique, Collor tem futuro político incerto

VEJA

Desde que teve o mandato cassado por um processo de impeachment, em 1992, Fernando Collor de Mello (PTB) só permaneceu afastado da política no período em que esteve com os direitos políticos suspensos e, portanto, inelegível. Em 2002, ele ensaiou o retorno como governador de Alagoas, mas acabou em segundo lugar. Em 2006, foi eleito senador e reeleito para mais um mandato. O ex-­presidente está com 72 anos e afirma que ainda não pensa em aposentadoria, mas pode ser forçado a antecipar o plano. Pela primeira vez em sua trajetória política, Collor vê no horizonte a possibilidade real de perder uma eleição antes mesmo de iniciar a disputa. O mandato dele termina no fim do ano e, segundo as pesquisas, se nenhuma reviravolta acontecer, sua cadeira deverá ser ocupada pelo ex-governador Renan Calheiros Filho (MDB), que ameaça não apenas tomar o seu lugar no Parlamento como também conquistar o posto de principal cacique eleitoral do estado. Não é o ponto-­final que o ex-presidente imaginou para sua carreira, nem um epílogo do qual ele pode se orgulhar muito.

Se as eleições fossem hoje, segundo as pesquisas, Collor perderia feio para Calheiros Filho. No último levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, no início de maio, o ex-governador aparece como franco favorito ao Senado, com 45% das intenções de voto, contra 22% de Collor. Diante desse cenário desfavorável, o ex-presidente estuda a possibilidade de disputar o governo de Alagoas — tarefa, em princípio, mais difícil ainda, já que estão praticamente selados os acordos partidários em torno dos candidatos — ou concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, descendo mais um degrau na carreira. “O ex-presidente hoje depende exclusivamente da própria imagem, não pertence a grupos e o que resta é o palanque do presidente Bolsonaro”, ressalta o cientista político Ranulfo Paranhos, professor da Universidade Federal de Alagoas. E, ao que tudo indica, é nessa boia que o senador pretende se agarrar.

Na terça-feira (17), Collor acompanhou Bolsonaro numa viagem a Sergipe, onde o presidente inaugurou o trecho de uma rodovia na divisa com Alagoas. A presença do senador no palanque do presidente não foi obra do acaso. Bolsonaro destacou que o parlamentar é “um de seus grandes aliados”, exemplo, segundo ele, de como o país está se libertando da “velha política”. O senador, por sua vez, elogiou o governo, especialmente as “iniciativas” no combate à Covid-19. “Vossa excelência enfrentou uma pandemia que acabou sendo vencida graças ao dinheiro destinado para a compra das vacinas que os brasileiros tanto pediram. Também trouxe o Auxílio Brasil que é para a vida toda”, devolveu o congressista. As gentilezas sem amparo na lógica tinham um alvo indireto: o clã Calheiros. Relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros, pai de Renan Filho, acusou o presidente de genocídio, criou inúmeros constrangimentos ao governo e é aliado do petista Lula. Collor e Bolsonaro, portanto, compartilham interesses comuns.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Apac emite alerta de chuvas fortes para Sertão e Agreste; temperatura pode chegar a 17º C

Um alerta de chuvas para Sertão Agreste de Pernambuco foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O aviso, que indica precipitação com intensidade de moderada a forte, vale até o fim desta sexta-feira (20), a princípio.

Segundo a agência, as condições do tempo para o Sertão e Agreste ficaram instáveis por causa da influência de um resquício do sistema frontal que atua sobre algumas áreas do Estado.

O aviso meteorológico indica risco maior sobre pontos do Sertão desde a quinta-feira (19) e deslocamento para o Agreste a partir desta sexta.

Moradores devem acionar a Defesa Civil em caso de emergências.

Região Metropolitana do Recife
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite
Temperatura Máxima: 31° C
Temperatura Mínima: 22° C

Mata Norte
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.
Temperatura Máxima: 31° C
Temperatura Mínima: 21° C

Mata Sul
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.
Temperatura Máxima: 32° C
Temperatura Mínima: 22° C

Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.
Temperatura Máxima: 31° C
Temperatura Mínima: 17° C

Sertão de Pernambuco
Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.
Temperatura Máxima: 30° C
Temperatura Mínima: 18° C

Sertão de São Francisco
Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.
Temperatura Máxima: 30° C
Temperatura Mínima: 20° C

Fernando de Noronha
Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.
Temperatura Máxima: 31° C
Temperatura Mínima: 24° C

Publicado em Política | Deixar um comentário

PREOCUPANTE: CONSELHEIRO TUTELAR ALERTA PARA O ALTO NÚMERO DE CASOS DE ABUSO SEXUAL EM TABIRA

Neste 18 de maio, dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, o conselheiro tutelar Adelmo das antenas esteve falando sobre o tema no Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM.

Adelmo relatou que após a pandemia tem crescido consideravelmente o número de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes que chegaram e continuam chegando ao Conselho Tutelar.

Fazendo uma cobrança às autoridades, ele disse que é preciso que todas as forças de segurança e todos os órgãos se interessem pela causa e deflagrem operações para prender e punir os abusadores.

Perguntado sobre quantas viaturas seriam necessárias para conduzir os pedófilos, caso uma operação dessa acontecesse, Adelmo deu uma declaração preocupante.

“Talvez todos os ônibus novos que a prefeitura comprou não fosse suficiente para levar os pedófilos de Tabira”, disse Adelmo. Detalhe: recentemente o governo municipal adquiriu 9 ônibus novos para o transporte escolar.

(Via Junior Alves)

Fonte: Júnior Terra

Publicado em Política | Deixar um comentário

Concursos abertos na Região Nordeste oferecem remuneração de até R$30,4 mil

Concursos abertos na Região Nordeste oferecem remuneração de até R$30,4 milOs concursos públicos que estão com editais abertos em todo o país neste mês de maio oferecem milhares de oportunidades de trabalho para níveis superior, técnico, médio e fundamental, além de pagar remuneração de até R$30,4 mil.

Dois concursos se destacam entre os maiores salários: o do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Ministério Público de Sergipe, ambos pagando R$30,4 mil por mês.

Tribunal de Justiça do Maranhão 

Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão – TJ-MA torna pública a realização de mais um Concurso Público de nível superior destinado à contratação de 11 profissionais para o cargo de Juiz Substituto.

De acordo com o edital, para concorrer é preciso diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em bacharelado em direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito, até a data da inscrição definitiva.

Inscrição

Para participar, os interessados devem realizar as inscrições até às 18h do dia 26 de maio de 2022, somente pela internet no site do Cebraspe. A taxa de inscrição é no valor de R$ 304,00 e deve ser efetuada até o dia 26 de maio de 2022.

Ministério Público de Sergipe

Ministério Público do Estado de Sergipe – MP – SE torna pública a realização de mais um Concurso Público de nível superior destinado à contratação de cinco profissionais para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.

Inscrição

Para participar, os interessados devem realizar as inscrições até às 18h do dia 30 de maio de 2022, somente pela internet no site do Cebraspe. A taxa de inscrição é no valor de R$ 300,00 e deve ser efetuada até o dia 1º de junho de 2022.

Outras Regioes do Brasil 

Há também os concursos que se destacam pelo número de vagas. O principal é o do Ministério Público do Pará, com 8.619 vagas, sendo que 169 para início imediato e oito mil de reserva. Os salários variam de R$ 3.120 até R$ 4.456.

Polícia Militar de Goiás tem 1.670 vagas com remuneração entre R$6.353 e R$13.901. Com 729 vagas, o concurso da prefeitura da cidade de Uarini (MG) tem oportunidades para concorrentes com ensino fundamental, médio, técnico e superior com salários que vão de R$ 1.300 a R$15.000.

Oportunidade em Pernambuco

Concursos e seleções simplificadas abertos pelo governo do estado e pelos municípios. oferecem, ao menos, 169 vagas de emprego em Pernambuco. Há oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Os salários chegam a R$ 9.886,16 no certame da Universidade de Pernambuco (UPE). Confira a seguir, as informações principais de cada processo seletivo:

Câmara Municipal de Lagoa de Itaenga

Inscrições até 18/05

12 vagas

Salários de até R$ 3 mil

Cargos de nível fundamental, médio e superior

Confira o edital

Prefeitura de Santa Filomena

Inscrições até 20/05

14 vagas

Salários de até R$ 3.636

Cargos de nível fundamental, médio e superior

Confira o edital

 

IFPE

Inscrições até 22/05

14 vagas

Salários de até R$ 1,3 mil

Cargos de nível superior

Confira o edital

Prefeitura de Itapetim

Inscrições até 23/05

111 vagas

Salários de até R$ 2.900,59

Cargos de nível técnico e superior

Confira o edital

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de PE

Inscrições até 30/05

5 vagas e 30 de cadastro de reserva

Salários de até R$ 7.272

Cargos de nível superior

Confira o edital

Câmara Municipal de Santa Terezinha

Inscrições: até 31/05

10 vagas

Salários de até R$ 1.526,56

Cargos de níveis fundamental e médio

Confira o edital

Universidade de Pernambuco

Inscrições: até 05/06

3 vagas

Salários de até R$ 9.886,16

Cargos de nível superior

Confira o edital

Da redação do Portal Marcelo Patriota com informações do G1/Pci Concursos/IstoÉdinheiro

Publicado em Política | Deixar um comentário

Com revisão das previsões, governo prevê salário mínimo de R$ 1.310 em 2023

Ao piorar as previsões de inflação deste ano, o Ministério da Economia passou a prever quase R$ 100 de aumento no salário mínimo em 2023, para R$ 1.310, devido às novas projeções do Boletim MacroFiscal, divulgado nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Política Econômica (SPE).

Atualmente, o piso salarial está em R$ 1.212, e, com a previsão para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano, passando de 6,70%, em março, para 8,10%, a correção do mínimo será de R$ 98 no próximo ano.

No projeto de Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do ano que vem, enviado no mês passado pelo Ministério da Economia ao Congresso e que precisa ser aprovado pelo Legislativo, o salário mínimo previsto é de R$ 1.294.

“Como sabemos, a inflação alta neste momento é uma situação global”, disse o chefe da SPE, Pedro Calhman, que citou a guerra da Ucrânia como um dos motivos para a alta de preços generalizada ao justificar a piora nas projeções de inflação.

No Boletim, o órgão elevou de  6,55% para 7,90% a previsão para a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. Além disso, manteve em 1,5% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e não alterou a estimativa de expansão da economia em 2023.

“Enquanto o mundo tem revisado para baixo as previsões de crescimento global, o mercado tem revisado para cima as estimativas de crescimento do PIB brasileiro”, pontuou Calhman. Além da recuperação de serviços, ele destacou a recuperação dos investimentos em bens de capital como um dos fatores que têm apresentado melhora da economia e no mercado de trabalho.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Homem em surto psicótico entra na UPA 24h de São José do Egito armado com faca

Blog do Erbi/Um homem que já tem histórico de problemas mentais entrou no fim da manhã desta quinta-feira (19), na Unidade de Pronto Atendimento 24h Dr. Alexandre Machado, em São José do Egito, armado com uma faca e ameaçou profissionais e pacientes que estavam na unidade.

A Polícia Militar foi chamada, e teve dificuldades para controlar o homem que estava em surto procurando por sua médica que estava presente na unidade, mais devido a alto grau de confusão mental que o homem estava no momento, ele não conseguiu compreender nada.

A situação foi controlada em alguns minutos, depois que policiais militares conseguiram tomar a faca dele e segura-lo.

A família do homem em surto chegou momentos depois e confirmou os problemas mentais, e que deverá interna-lo para tratamento psiquiátrico.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Afogados: homem morre em acidente com moto nesta quarta-feira (18)

Na tarde desta quarta-feira (18), um grave acidente tirou a vida de janailson Amaral Cordeiro, 35 anos.

Os Bombeiros foram acionados as 16h50min para atender a uma ocorrência de queda de moto e quando chegaram no local o SAMU já se encontrava presente.

A vítima estava em decúbito dorsal as margens da PE 320. O jovem pilotava uma Honda/CG 125 FAN na cor prata, perdeu o controle e bateu em uma placa.

Foi realizado o balizamento do trânsito e auxílio ao SAMU na estabilização da vítima, o qual apresentava lesões aparentes na coluna cervical e encontrava-se sem sinais vitais.

Foram iniciados procedimentos de estabilização da vítima e conduzida na viatura do SAMU até a unidade hospitalar.

Segundo informações, a suspeita que o mesmo tenha sofrido um infarto e ainda segundo informações ele é do Curral Velho.

Fonte: Mais Pajeú

Publicado em Política | Deixar um comentário