Mãe e filho são encontrados mortos dentro do quarto da residência em Salgueiro

Tragédia em Família: Na manhã desta segunda-feira (25), na Rua Delfina Pereira de Azevedo, bairro do Planalto em Salgueiro, no Sertão pernambucano, foram encontrados os corpos de Maria Aparecida Atikum e seu filho Hümbërto Erïckïn Atikum, que já estavam mortos dentro do quarto da residência.
De acordo com as primeira informações, o Sr. Joaquim Tarcísio da Silva, esposo de Maria Aparecida de teria encontrado os corpo no cômodo da casa, entrando em desespero, atiçando a curiosidade de vizinhos, sendo acionados policiais do 8º BPM, que compareceram ao local de imediato. Comentários de populares indicam se tratar de homicídio seguido de suicídio, uma vez que a cena do crime, aponta para essa conjectura, sendo encontrado no local, uma faca peixeira.
O local do sinistro foi isola e uma equipe de especialistas do IC foram acionados para dar início a perícia que deverá esclarecer a causa mortis, bem como, se deram os fatos. O caso deverá ser investigado pelos profissionais do 193º Distrito Policial de Salgueiro.
Ainda não há informações concretas da motivação e nem de como ocorreu essa tragédia que assola o bairro do Planalto e a população do município.
Via: Site do Giro Sertão
Publicado em Política | Deixar um comentário

Barragens sangram e fazem a festa de agricultores no Pajeú

Se tem chuva, tem fartura. É esta a lógica do sertanejo que comemora o tempo chuvoso dos últimos dias, principalmente no último final de semana, após o Dia de São José, santo que segundo os agricultores, intercede para uma boa colheita.

As imagens a seguir foram feitas no município de Triunfo, Sertão do Pajeú, exatamente no distrito de Jericó, próximo a Serra Talhada, onde uma barragem sangrou, a estrada ficou enlameada, mas sem reclamações.

O clima é de festa e de muita esperança.

As fotos são do moto-link do Farol Sebastião Moura.

Farol de noticias

Publicado em Política | Deixar um comentário

JUSTIÇA-Casal é preso suspeito de matar filhos com injeção de insulina

Eles estavam foragidos desde fevereiro

Casal é preso suspeito de matar filhos com injeção de insulina
Um casal suspeito de matar os filhos usando injeção de insulina foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal no último domingo (24). Eles respondem por dois homicídios consumados e mais dois homicídios tentados contra quatro crianças – todas filhas do casal.
Eles estavam foragidos desde fevereiro, após a Justiça decretar a prisão preventiva deles. O casal foi localizado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em apoio com a Divisão de Operações Aéreas.
Segundo recorda o G1, em outubro de 2017, eles tentaram forjar um quadro de hiperinsulinismo congênito – doença que faz o pâncreas produzir o hormônio em grande quantidade – em um bebê de 2 meses para arrecadar dinheiro com comoção popular.
Dois irmãos da criança morreram com o diagnóstico em 2016. Na época, a família apelou por ajuda em redes sociais alegando que não recebia auxílio do Estado. A situação também foi denunciada pelo Ministério Público.
O caso corre em segredo de Justiça.
Publicado em Política | Deixar um comentário

Paulo Câmara diz em entrevista a Aldo Vilela que Estado vai ampliar atenção à segurança pública e saúde

Em entrevista nesta segunda-feira (25) ao comunicador Aldo Vilela, na Rádio Transamérica FM, o governador Paulo Câmara reforçou as perspectivas de melhorias a serem realizadas em Pernambuco ainda este ano.

O chefe do Executivo estadual também analisou as áreas mais sensíveis e que envolvem diretamente a vida das pessoas, como a segurança pública e a saúde.

Entre os avanços mencionados por ele estão o Plano de Segurança de Pernambuco, investimento realizado desde 2017 e que vem ajudando a reduzir os índices de violência no Estado, e a contratação de 6.900 profissionais de saúde entre 2015 e 2018, que resultou em um maior número de cirurgias realizadas no período.

“Estamos muito focados em melhorar o serviço público e dar mais oportunidades à população. Vamos continuar investindo muito nas áreas essenciais, como educação e segurança. Também daremos um foco maior à saúde, porque a demanda ao serviço público é cada vez maior e precisamos dar respostas”, afirmou o governador.

Desde a implantação do Plano de Segurança de Pernambuco, foram realizadas contratações de pessoal, implantação de novas estruturas e utilização de novas tecnologias em favor da segurança pública. “Somos um dos Estados que mais reduziu a violência, e isso possibilitou entrar em 2019 em um patamar muito significativo. É só ver os dois primeiros meses deste ano, quando as reduções foram maiores que 30% em relação ao mesmo período de 2018, ano em que também houve diminuição”, disse Paulo Câmara.

Com relação a novas contratações de pessoal, o governador foi enfático: “A segurança pública, assim como a saúde e a educação, são áreas em que não podemos deixar de contratar quando precisamos”. E reafirmou que, com a proximidade de conclusão do concurso para 500 policiais militares, a expectativa é de que o início do curso de formação ocorra ainda este ano. Para o concurso em aberto da Polícia Civil, Paulo Câmara disse que irá aproveitar 2019 para realizar novas contratações, uma vez que a área é uma das que necessitam sempre de renovação.

Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

Prefeitura de Tabira realiza cerimônia de abertura do 1º Curso de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal

O Governo Municipal, por intermédio da secretaria de Administração, realizou a cerimônia de abertura do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Agentes da Guarda Municipal. Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório da secretaria de Educação.

Após o cumprimento das primeiras etapas exigidas no edital do concurso, os classificados participarão agora da etapa de formação. O curso proporcionará aos alunos um vasto conhecimento, por meio de aulas práticas e teóricas, que acontecerão de segunda a sábado e estágio supervisionado aos domingos, tendo como instrutores, profissionais de diversas áreas, incluindo policiais militares dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. A formação terá uma duração de 2 meses.

Na cerimônia, além dos 30 alunos, estiveram presentes o prefeito Sebastião Dias, a primeira-dama Iêda Mélo, o secretário de administração e comandante da Guarda Municipal, Flávio Marques, os policiais militares que estarão à frente da coordenação do curso, Júnior Alves, Everaldo Ferraz e Francisco Vasconcelos (Vasco), o subtenente da PM Kleber Barros, que será um dos instrutores, os vereadores Marcílio Pires, Kleber Paulino e demais representantes da Equipe de Governo.

Na oportunidade, o secretário de Administração e comandante da Guarda, Flávio Marques, contou a trajetória e os obstáculos que a Guarda de Tabira teve que ultrapassar até a conquista dos veículos, da Base Móvel e a construção do Centro de Monitoramento, para hoje ser referência em Pernambuco e servir de modelo para outros estados.

Após a solenidade de abertura, os alunos já tiveram aulas no decorrer do dia e no período noturno.

veja mais fotos:
Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

PEDRA DESLIZA E ATINGE VEÍCULO ALTERNATIVO NA SERRA DO TEIXEIRA – IMAGENS!

Durante o final de semana muita chuva caiu na cidade de Teixeira e junto com ela foram registrados também alguns deslizamentos de pedras na PB 262, estrada que liga as cidades de Teixeira e Patos.
Na tarde desta segunda-feira (25) um veículo teve sua porta completamente destruída após ter sido atingido por uma das rochas.
O deslizamento aconteceu por volta das 17h. O veículo que foi atingido é uma Van alternativa da cidade de Água Branca. Segundo as primeiras informações nenhum dos passageiros ficou ferido, tendo apenas danos materiais e um grande susto.
O Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba havia retirado as pedras caídas na madrugada de ontem (domingo, 24), e o chefe do DER fez a alerta de atenção para os que trafegam na via, cautela essa que deve ser redobrada.
A Serra do Teixeira já é bastante conhecida por suas curvas, o que já gera uma certa preocupação, e agora o cuidado precisa ser maior ainda.
Vitinho Galdino – Teixeira em Foco
Fotos: Josimar Fernando
Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação

O governo acompanha atentamente as primeiras movimentações de caminhoneiros no País, que ameaçavam dar início a nova paralisação. A classe entende que os principais compromissos assumidos pelo governo Michel Temer no ano passado não estão sendo cumpridos.

Os monitoramentos são feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que tem por missão se antecipar aos fatos para evitar problemas para o governo. As investigações apontam que teve início uma articulação por meio de mensagens de WhatsApp, que já começam a falar em paralisações para o dia 30 de março. O governo quer evitar, a todo custo, que qualquer tipo de paralisação aconteça. Não quer, nem de longe, imaginar que pode enfrentar o mesmo problema que parou o país no ano passado.

Os primeiros dados são de que, neste momento, o movimento não tem a mesma força percebida no ano passado, mas há temor de que os caminhoneiros possam se fortalecer e cheguem ao potencial explosivo da última greve. Dentro do Palácio, o objetivo é ser mais ágil e efetivo e não deixar a situação sair de controle por ficarem titubeando sobre o assunto, como aconteceu com o ex-presidente Michel Temer, no ano passado.

Na semana passada, Wallace Landim, o Chorão, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, teve reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Chorão também teve encontro com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, ontem, se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Segundo Landim, os ministros disseram que, até a próxima semana, o próprio presidente Jair Bolsonaro deve se manifestar sobre os pedidos dos caminhoneiros. Na pauta de reivindicações da classe estão três pleitos. O primeiro pedido diz respeito ao piso mínimo da tabela de frete. Os caminhoneiros reclamam que as empresas têm descumprido o pagamento do valor mínimo e cobram uma fiscalização mais ostensiva da ANTT. A agência, segundo Landim, prometeu mais ações e declarou que já fez mais de 400 autuações contra empresas.

O segundo item da pauta é o preço do óleo diesel. Os caminhoneiros querem que o governo estabeleça algum mecanismo para que o aumento dos combustíveis, que se baseia em dólar, seja feito só uma vez por mês, e não mais diariamente.

Wallace Landim afirma que não é a favor de uma paralisação no próximo dia 30, porque acredita que o governo tem buscado soluções, mas diz que “o tempo é curto” e as mudanças estão demorando. “Não acredito que deva ocorrer greve no dia 30, mas paralisações não estão descartadas. Estamos conversando.”

Por meio de nota, o Ministério de Infraestrutura declarou que, no Fórum dos Transportadores Rodoviários de Cargas realizado ontem, esteve reunido com lideranças do setor e ouviu as demandas. O governo confirmou que tratou do piso mínimo, pontos de paradas e descanso e o preço do óleo diesel. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Governo de PE decreta emergência devido à estiagem em 54 municípios, entre elas ST

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 54 municípios do Agreste e Sertão devido à estiagem.

“Fica declarada a existência de ‘situação de emergência’ por um período de 180 dias”, assinalou o governador Paulo Câmara por meio do decreto publicado no Diário Oficial do estado deste sábado (23).

Ainda conforme consta no decreto, “os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas […] adotarão as medidas necessárias para o combate da situação em conjunto com os órgãos municipais”.

Os municípios que estão em situação de emergência são os seguintes:

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

Nayn Neto

Publicado em Política | Deixar um comentário

Vereador é morto a tiros em Japeri, no Rio

Wendel Coelho-Câmara Municipal de Japeri-Divulgação

Wendel Coelho era casado e tinha 24 anos

O vereador Wendel Coelho (PTdoB) foi morto a tiros hoje (24), em Engenheiro Pedreira, bairro de Japeri, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Policiais militares do 24º BPM (Queimados) estavam patrulhando o bairro quando notaram um veículo parado na pista.

“No interior do carro, foi encontrada uma pessoa em óbito”, informou a Polícia Militar. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense foi acionada e está investigando o caso.

Coelho tinha 24 anos, era casado e estava em seu primeiro mandato na Câmara de Japeri, para a qual foi eleito com 729 votos.

Segundo informou a Polícia Civil, “de acordo com a Delegacia de Homicídios, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte do vereador Wendel Andrei de Lima Coelho”.

Investigações estão sendo feitas em busca de testemunhas e imagens.

Agência Brasil

Publicado em Política | Deixar um comentário

Lula é indicado oficialmente ao Nobel da Paz

Depois de mais de 600 mil assinaturas pelo mundo todo e prol da sua candidatura o Prêmio Nobel da Paz, o ex-presidente Lula foi oficializado como pleiteante à deferência máxima da Academia Sueca.

A jurista Carol Proner tuitou: “O ex-presidente Lula é oficialmente candidato ao prêmio Nobel da Paz. Na primeira fase da campanha, o ex-presidente conseguiu apoio de todas as categorias, incluindo chefes de Estados e ganhadores do prêmio em outras edições.”

Publicado em Política | Deixar um comentário

Com salário de R$ 4,6 mil, Secretaria de Cultura de Pernambuco realiza seleção

Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) está selecionando profissionais para o cargo comissionado de direção e assessoramento da Coordenação de Audiovisual. O salário previsto, para jornada semanal de 40 horas, é de R$ 4.651,09.

Os candidatos devem ser pernambucanos maiores de 18 anos ou domiciliados no Estado. O certame exige ainda formação superior em cinema ou segmentos afins das Ciências Sociais e Humanas. A seleção prevê análise curricular; uma vaga está disponível.

As inscrições estão abertas até 5 de abril. Os profissionais devem enviar currículo, documentação de identificação pessoal, diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), entre outros documentos, para o e-mail gpcsecultpe@gmail.com. “O participante deve detalhar ações que pretende implementar prevendo um tempo de exercício de gestão de, no mínimo, 3 anos 6 meses”, informou a Secult.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3184.3072 / 3073.

Acesse aqui o edital do processo seletivo.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Com tropas, aviões militares russos pousam na Venezuela

Em meio a um fortalecimento dos laços entre Caracas e Moscou, dois aviões da Força Aérea russa desembarcaram neste sábado (23) no aeroporto de Maiquetía, nos arredores de Caracas.

As aeronaves estariam levando uma autoridade de defesa russa e quase cem soldados, segundo informações das agências de notícias.

Um dos aviões, com a bandeira russa, estaria sob vigilância da Guarda Nacional.

Um site de rastreamento de voos mostrou que as aeronaves partiram de um aeroporto militar russo para Caracas na sexta (22). Um deles já teria partido de Caracas neste domingo (24).

Acredita-se que estavam a bordo o general Vasily Tonkoshkurov, diretor do alto comando das Forças Armadas russas, além de uma carga de cerca de 35 toneladas de equipamentos pertencentes aos militares.

Não está claro, ainda, o motivo da chegada dos aviões no país. O desembarque ocorre três meses depois de as duas nações realizarem exercícios militares em solo venezuelano, acontecimento classificado por Washington como invasão russa na região.

Contatadas pela agência France Presse, nem as autoridades venezuelanas nem a embaixada da Rússia em Caracas se manifestaram.

Rússia e China, principais credores da dívida externa da Venezuela, foram dois dos maiores aliados do governo do ditador Nicolas Maduro em meio à crescente pressão internacional para que ele abandone o poder.

Os Estados Unidos impuseram sanções financeiras contra a Venezuela e sua estatal petrolífera PDVSA. No próximo dia 28 de abril, um embargo de Washington às exportações venezuelanas de petróleo entrará em vigor.

A administração de Donald Trump é um dos 50 governos que reconhecem o líder da oposição, Juan Guaidó, chefe do Parlamento, como presidente da Venezuela.

A colaboração militar entre Caracas e Moscou foi fortalecida desde o início do chavismo, com a compra de equipamentos e armas militares.

AFP e REUTERS
Publicado em Política | Deixar um comentário

PM é baleado durante ocorrência na zona rural de Ibimirim

Um policial militar integrante do Grupo de Ações Táticas Itinerante (GATI) foi baleado durante uma abordagem na zona rural de Ibimirim. De acordo com informações da PM, a equipe fazia uma diligência com o objetivo de localizar um suspeito de portar arma de fogo, contra o qual já consta um mandado de prisão.

Quando o efetivo chegou na residência do homem, ele tentou se esconder na parte de trás da casa e se deparou com um soldado que integrava a operação, identificado como Josenildo de Souza Silva. Na tentativa de escapar, ele disparou em direção ao policial com uma espingarda de cartucho, atingindo-o na altura do ombro esquerdo. De acordo com colegas, o militar foi levado a um hospital de Arcoverde, onde foi submetido a exames e a uma drenagem torácica.

No raio-x, foi possível ver os vários fragmentos de chumbo que ficaram alojados na região do tórax do soldado. Josenildo recebeu alta em seguida.

Itamar França

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Chuva provoca estragos em Arcoverde

Uma chuva de 77 milímetros em Arcoverde na noite deste sábado derrubou muros, estourou galerias, invadiu casas e provocou uma séria de problemas.

Segundo a Folha das Cidades, pouco mais de uma hora de chuva mais intensa foi suficiente para provocar estragos de toda ordem em vários bairros de Arcoverde na noite deste sábado (23).

Segundo dados do INMET foram registrados 77 mm de precipitação de chuvas no município. Ruas alagadas, casas invadidas pelas águas, queda de muros e os velhos problemas se repetindo no centro da cidade, onde as águas voltaram a tomar a Av. Cel. Antônio Japiassu chegando as portas das lojas.

Já na Rua Edilberto de Araújo, no bairro do Sucupira, o velho problema das enchentes que atingem as residências na parte baixa da artéria voltaram a acontecer. Segundo os moradores uma das piores enchentes dos últimos anos que, novamente provocou prejuízos para quem ali reside.

Em outro ponto da cidade, no bairro do Coliseu, por trás da Casa de shows, não foi diferente. As chuvas provocaram estragos de toda ordem e as ruas se transformaram em verdadeiros rios invadindo casas, derrubando muros e levando prejuízos para os moradores.

A força da água derrubou um muro de uma casa e hoje de manhã o domingo de muitos moradores foi de rodo nas mãos para promover a limpeza das residências.

O local surgiu próximo ao antigo riacho que corta a área e para piorar, segundo denúncias dos moradores, um serviço realizado pela prefeitura em um Loteamento no Bairro do JK fez com que grande parte das águas pluviais escoasse para o bairro localizado por trás do Coliseu.

Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Polícia Civil prende acusado de homicídio e envolvimento em diversos crimes, dentre eles os de participações a assalto a banco e a carro forte no Sertão de PE

Na manhã desta quinta-feira (21), Policiais Civis da 25ª Delegacia de Homicídios e da 214ª, vinculadas à Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER 2) GCOI, cumpriram mandados de busca e de prisão em decorrência de investigações realizadas pela 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina, no Sertão pernambucano, sob a coordenação dos Delegados Magno Neves e Gabriel Bahia Sapucaia.
As investigações iniciaram através da morte de DJAILSON FREIRE RODRIGUES, vítima de homicídio no dia (11/01/2019), na área da AIS 26, ocorrido no Bairro da Cohab Massangano, nas proximidades do galinhodromo, em Petrolina.
As investigações apontaram VALTERLINS DA SILVA LOPES como sendo um dos autores que ceifaram a vida da vítima. Diligências estão sendo empregadas com o intuito de localizar o outro autor do homicídio em tela.
Foi representado pela prisão de VALTERLINS, e a mesma foi deferida nos autos do processo 0001512-14.2019.8.17.1130, pela vara do Tribunal do Júri na comarca de Petrolina.
Registra que Valterlins, vulgo “COROA”, encontrava-se em sua residência, localizada no bairro do João de Deus, quando do cumprimento de sua prisão, não oferecendo resistência.
Cumpre salientar que além de ser investigado no homicídio que vitimou DJAILSON FREIRE RODRIGUES, VALTERLINS ainda é suspeito de envolvimento em diversos crimes, dentre eles os de participações a  assalto a banco e a carro forte no sertão Pernambucano.
Valterlins da Silva Lopes foi apresentado à delegacia de homicídios para os procedimentos cabíveis e em seguida será levado a PDEG.
Via: O Povo com a Notícia
Publicado em Política | Deixar um comentário

Idosa assassinada nesta 5ª, em Serra Talhada, foi alvo de fúria por conta de um cachorro, revela polícia

Imagem ilustrativa

Publicado às 18h desta quinta-feira (21)
Com informações da repórter Manu Silva/Farol
Por conta de um cachorro. Esse foi o motivo do assassinato de Maria das Graças Silva, de 64 anos, morta a tiros na fazenda Herculano, próximo ao distrito de Água Branca, na zona rural de Serra Talhada nesta quinta-feira (21).
Em conversa com o Farol, a Polícia Civil informou que a senhora não morava na residência. Estava lá para ajudar a filha nos cuidados com um bebê. A filha, que está de resguardo, acabara de dá à luz ao netinho da vítima.
A Polícia informou que, num rompante de ódio, um vizinho foi até a residência onde estava a senhora acusando o dono da casa, no caso o genro da vítima, de ter matado o seu cachorro envenenado.
Em meio à confusão, um tiro foi disparado. E a idosa tombou sem vida. O suspeito do disparo fugiu. A polícia ainda não conseguiu capturar o suspeito. Esse é 9º assassinato de 2019 em Serra Talhada.
VEJA OS OUTROS CASOS
Publicado em Política | Deixar um comentário

Radialista foi assassinado em Santa Cruz do Capibaribe, PE

Foi assassinado na tarde desta quinta-feira (21), na rua José Jerônimo da Silva, bairro São Cristóvão, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano.  O radialista Claudemir Nunes da Silva, de 42 anos de idade, quando estava saindo da rádio que trabalhava. Ele foi surpreendido por um indivíduo que estava a pé, na ação o algoz efetuou diversos disparos de arma de fogo contra o radialista que veio a óbito ainda no local.
Claudemir estava guiando sua motocicleta Honda pop de cor preta, no momento dos disparos. A PM fez o isolamento da área, já outras viaturas estão em diligências tentando chegar até indivíduo que praticou o crime.
Fonte: NoDetalhe
Publicado em Política | Deixar um comentário

MPPE divulga ranking das cidades mais pacíficas do Estado

O Ministério Público de Pernambuco divulgou o ranking das cidades mais pacíficas do Estado em 2018. O principal objetivo de ranking é informar o quanto cada município avançou no combate à violência, após a adoção de medidas concretas, por parte dos gestores públicos, para reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança dos moradores.
De acordo com a publicação do MPPE, o ranking tem como base os dados de criminalidade divulgados pela Secretária de Defesa Social (SDS-PE). Com os números é possível comparar o desempenho dos municípios e avaliar o esforço para mudar o cenário de insegurança.
As cidades listadas com o mais alto índice de pacificação são Ibirajuba, em primeiro lugar, seguida por Cabrobó e Lagoa Grande.
Confira o ranking na íntegra:
Via PE Notícias
Publicado em Política | Deixar um comentário

Em Pernambuco, decreto estadual suspende posse ou porte de armas para agressores de mulheres

Governador Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (21), um decreto 47.218/2019 que trata de medida protetiva de urgência para suspensão da posse ou restrição do porte de arma de homens que agredirem mulheres no contexto da Lei Maria da Penha. Com isso autoridades policiais pernambucanas ficam obrigadas a checar se os agressores têm as licenças e as armas de fogo e devem representar contra eles em prol da segurança das mulheres. A novidade foi apresentada durante a cerimônia de entrega da 12ª Edição do Anuário da Secretária da Mulher, no Centro de Convenções de Pernambuco, e que elencou feitos passados da pasta e as prioridades de ações para 2019. Outro destaque do planejamento deste ano foi o lançamento do primeiro protocolo nacional de perícia oficial de natureza criminal que ajudará peritos e médicos legistas a diferenciar os casos de feminicídio. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Aprovação do governo Bolsonaro cai em dois meses e rejeição sobe, diz Ibope

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que era alta no início do ano despencou em dois meses. A informação foi divulgada em uma pesquisa do Ibope, nesta quarta-feira (20).
Segundo o levantamento, em janeiro, primeiro mês do governo, 49% dos brasileiros consideravam bom ou ótimo, em fevereiro o número caiu para 39% e este mês chegou a 34%.
Já o número de eleitores que consideram a gestão ruim ou péssima subiu, saltando de 11% em janeiro para 24% em março. O percentual de brasileiros que considera o governo regular, no entanto, subiu, saindo de 26% em janeiro para 34% na pesquisa mais recente.
O levantamento foi realizado entre 16 e 19 de março e ouviu 2.002 pessoas. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro e pontos percentuais, para mais ou para menos.
Via Varela Notícias
Publicado em Política | Deixar um comentário