Em Tabira carros de som terão participação limitada na campanha

Ao contrário de outras campanhas eleitorais em Tabira, o carro de som não terá a mesma importância na disputa municipal/2016. Por determinação do juiz da 50ª zona eleitoral Dr. Hildeberto Rocha Silvestre, a princípio, os carros de som somente serão utilizados em eventos como carreatas e comícios. A informação foi passada durante reunião da justiça eleitoral com os representantes dos partidos. Os veículos de comunicação estão proibidos de circular com publicidade volante durante a campanha para não ferir a legislação que veta carros de som em distância inferior a 200m de órgãos públicos, igrejas, fórum e etc. A portaria com as restrições ainda não foi divulgada. Advogados das coligações por seu lado já reclamam das limitações que esta campanha municipal impõe e alguns deles admitem recorrer contra a decisão.

Por Anchieta Santos – Programa Rádio Vivo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Detran-PE prorroga prazo para emplacamento de cinquentinhas

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE)prorrogou o prazo limite para o emplacamento de cinquentinhas. Agora, os condutores dos ciclomotores abaixo das 50 cilindradas terão até o dia 31 de agosto para realizar o serviço. Segundo o órgão, a prorrogação foi motivada pela dificuldade que muitos proprietários estão tendo para obter o Registro na Base de Índice Nacional (BIN), devido ao fechamento de algumas fábricas e revendas, que deveriam ser responsáveis por realizar esse cadastro.

“Infelizmente, muitos proprietários estão sendo prejudicados por conta de terceiros. Como medida resolutiva, nós do Detran já oficializamos um pedido ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que esse procedimento seja feito em nosso órgão, e assim, possamos resolver esse último impasse”, enfatizou o presidente Charles Ribeiro. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

LULA FARÁ NOVO GIRO PELO NORDESTE PARA IMPULSIONAR CANDIDATOS

:

Após série de viagens pela região, o ex-presidente Lula voltará ao Nordeste para reforçar campanhas; destinos devem ser Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia; segundo a colunista Natuza Nery, o ex-presidente tem motivo pessoal para apoiar Fernando Mineiro (PT) à Prefeitura de Natal: rivalizar com o governador Robinson Faria (PSD); ele demorou três dias para retornar ligação de Lula, que pedia ajuda contra o impeachment.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Pernambuco: Triplica o número de mortes causadas por dengue em Pernambuco. Óbitos por Chicungunha também avançam

Em uma semana, triplicou o número de óbitos confirmados por dengue em Pernambuco. Segundo boletim divulgado, na tarde desta terça-feira (26), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), já são 21 mortes causadas pela doença até o último dia 23 de julho. Além disso, sobe para 31 o número de óbitos por chicungunha – em números absolutos, cinco a mais, em comparação com o balanço divulgado há sete dias.
Dessa maneira, em todo o Estado, já são 52 mortes confirmadas pelas duas arboviroses neste ano, quando já se notificaram 285 óbitos suspeitos por dengue, chicungunha e zika. Em 2015, no mesmo período, foram 54 óbitos suspeitos de dengue e 16 com resultado laboratorial positivo para a doença.
Outro destaque do boletim é que até agora, já são 40.802 casos confirmados das três arboviroses: 22.762 de dengue, 17.893 de chicungunha e 147 de zika. Entre os municípios pernambucanos que apresentam maior risco de adoecimento, estão São João, Jaqueira, Escada, Garanhuns e Brejo da Madre de Deus, além de Fernando de Noronha.
Publicado em Política | Deixar um comentário

Ministério Público na cola de servidores que se candidatam apenas para ficarem 90 dias sem trabalhar

Antonio Carlos Barreto Campelo

Por orientação do procurador regional eleitoral Antonio Carlos Barreto Campelo (foto), promotores eleitorais de Pernambuco deverão enviar recomendações a prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais e dirigentes de empresas públicas no sentido de coibir candidaturas irregulares de servidores públicos na eleição deste ano.

De acordo com o Ministério Público, muitos servidores se inscrevem em partidos políticos para se candidatar com a única finalidade de obter licença remunerada por 90 dias. Isso é fraude e pode resultar na responsabilização do servidor, diz o alerta do Ministério Público Eleitoral.

De acordo com a lei, servidores públicos que desejam concorrer a cargo eletivo precisam se desincompatibilizar três meses antes das eleições, com direito à licença remunerada nesse período. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Ex-Prefeito de Tabira e Médico Dr.Edson Moura apóia a Pré Candidata a Prefeita Nicinha

IMG_20160727_161948189 IMG_20160727_165053854

O médico e Ex-Prefeito de Tabira Dr Edson Moura, recebeu nesta quarta feira dia 27 na sua clínica em Afogados da Ingazeira, a Pré Candidata a Prefeita Nicinha e seu esposo Dinca Brandino. Na ocasião conversaram de várias assuntos sobre política e o Médico declarou seu apoio a Nicinha.O Comunicador Léo Brasil acompanhou esse encontro.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Agora é Oficial : Vereador a Santana e o PROS apoiará a Pré – Candidata a Prefeita Nicinha

IMG_20160726_211623305

Depois de vários boatos com o Vereador Aldo Santana e Presidente do PROS,a comissão do partido realizou a votação por  4 × 1  e decidiu apóia a Pré Candidata a Prefeita Nicinha.A reunião aconteceu no povoado do Brejinho as 8hs da noite e contou com a presença de várias pessoas,  familiares do vereador Aldo Santana e do ex-Prefeito Dinca Brandino..

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

PRIVATIZAÇÕES SÃO REJEITADAS POR 60% DA POPULAÇÃO

:

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas demonstra que o lema “privatizar tudo o que for possível” do governo interino Michel Temer tem reprovação da maioria da população brasileira; 60,6% disseram ser contrário a privatizações pelo governo; 33,5% apoiam; sobre a eventual privatização da Petrobras, maior empresa estatal do País, 63,3% se declararam contrários; a venda dos Correios também é rejeitada por 62,4% dos brasileiros, enquanto a privatização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal recebeu o maior percentual de reprovação: 67,5%; Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 pessoas maiores de 16 anos em 158 municípios brasileiros; grau de confiança de é 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,0% para os resultados.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Oito anos depois, único brasileiro curado da raiva humana vive em condições precárias

Medo, medo, eu não tenho não, mas fico com as pernas tremendo quando um morcego chega perto de mim”, diz, com a voz fraca, o jovem Marciano Menezes da Silva, hoje com 23 anos. Morador do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, 437 km distante da capital do Estado, Recife,  Marciano vai  celebrar, em 18 de setembro, oito anos de um marco na medicina mundial. Quando tinha apenas 16 anos o rapaz se tornou o primeiro brasileiro a sobreviver à raiva humana, uma doença tida como 100% fatal. Mesmo com os avanços na medicina, o jovem é apenas um dos únicos três casos do mundo de pessoas que foram curadas do vírus.

Leia a reportagem especial completa no Portal NE10

Publicado em Política | Deixar um comentário

EMPREENDEDORISMO: Curso de Cabeleireiras conclui atividades com inauguração de Salão de Beleza

DSC_0006

A noite da última segunda-feira (25) foi de alegria para 30 mulheres dos bairros de Fátima I e II, Cohab, Antônio Cristóvão do Amaral e Feijão Puro, no município de Tabira (PE), com a conclusão do curso de formação em Cabeleireiras iniciado em maio. O curso, que conta com a assessoria da ONG Diaconia em parceria com a associação AUNIFIC e a prefeitura municipal, faz parte do projeto “Vida Plena para o Povo do Nordeste”, apoiado pela agência Pão para o Mundo.

Na programação, as próprias concluintes montaram um desfile com amostras do trabalho e penteados específicos para diferentes ocasiões, como formaturas e casamentos (noiva, daminhas, acompanhantes e madrinhas), inclusive aplicando nas modelos as aulas básicas de maquiagem.

Uma das concluintes mais contentes era Andréia de Oliveira. Natural do município de Custódia e há pouco tempo morando em Tabira, Andréia tinha somente duas conhecidas na cidade. “Hoje posso dizer que tenho mais de 40 amigas, pois esse grupo foi como uma família pra mim. Trouxe amizade, diversão e lazer que quase não existem para as mulheres da comunidade”, comemorou.

Outra cabeleireira, Valéria Silva, agradeceu pela oportunidade trazida pelo projeto em mudar as vidas das mulheres na geração de renda. “Essa foi a primeira oportunidade, em seis anos de existência da associação”.

Além dos certificados recebidos, um salão de beleza comunitário vai reforçar o aprendizado com estrutura de equipamentos básicos, para que o grupo inicie o empreendimento. “A Associação cedeu o local, sem custo para elas, e a gestão será feita por um grupo de 10 mulheres, pois mais de 11 do grupo maior já estão trabalhando em suas casas ou irão utilizar os conhecimento adquiridos para suas famílias”, afirma o coordenador local da Diaconia, Adilson Viana.

Este é mais um passo dado em direção à autonomia das mulheres da localidade na geração de renda. O coordenador ainda lembra a proatividade do grupo em desenvolver outras atividades relacionadas à estética além do que aprenderam no curso, como pinturas e outros penteados. “Esta diversidade de conhecimento gerado vai fortalecer o trabalho delas e ajudar a se consolidarem no bairro”, completa Adilson. Uma apresentação sobre os 49 anos de atuação da Diaconia também esteve inserida no evento.

DSC_0125 DSC_0103 DSC_0065 DSC_0056 DSC_0039 DSC_0029 DSC_0027 (1)     DSC_0026

Publicado em Política | Deixar um comentário

Grupo que quer separar Sul do resto do País

Você já imaginou os Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formando um país independente? É o que o movimento “O Sul é Meu País” almeja. O grupo está organizando um plebiscito informal sobre a causa. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a votação está marcada para o dia 2 de outubro, das 8h às 17h, paralela às eleições municipais, e contará com 4 mil “urnas” nos três Estados.
A cédula terá a pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”.
A meta do movimento é alcançar 1 milhão de pessoas, número equivalente a 5% do eleitorado da região Sul. As urnas e as cédulas serão custeadas por voluntários.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o promotor gaúcho Rodrigo Zilio, do gabinete eleitoral, afirmou que a votação, embora não tenha legalidade, é permitida. Para ter legalidade, o plebiscito deveria seguir a Lei 9.709. Em outras palavras, ser aprovado pelo Congresso sob regulação da Justiça Eleitoral. (Diário de Pernambuco)
Publicado em Política | Deixar um comentário

Polícia investiga suspeita de envenenamento de três irmãs em PE

corpo bombeiros

Uma mulher morreu, nesta segunda-feira (25), em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, após ingerir uma comida e passar mal. Duas irmãs da vítima também comeram do alimento e foram socorridas em estado grave para o hospital local. A Polícia Civil investiga o caso como suspeita de envenenamento.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o irmão das vítimas disse em depoimento que todos os dias ajudava uma das irmãs a preparar a comida que era levada para o trabalho. Mas, segundo ele, na segunda (25), o almoço foi feito apenas pela irmã.

Testemunhas disseram que na hora do almoço uma das irmãs dividiu a comida com as outras duas e em seguida começaram a passar mal. Todas as vítimas foram socorridas para o hospital de Terra Nova. Uma delas morreu e as outras duas foram transferidas em estado grave para o hospital de Salgueiro.

A causa da morte está sendo investigada. A princípio, os médicos suspeitam de envenenamento. O material foi colhido pela Vigilância Sanitária e foi enviado para análise.

G1 Petrolina 

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Em mais uma cidade do Pajeú, a cria abre mão da reeleição para apoiar o criador

https://3.bp.blogspot.com/-2xm6-_iWYNo/V04unVJ4AvI/AAAAAAAAAKQ/aQfyKGYbbKImuCFSFFmBCXD5ur-1v3HbQCLcB/s1600/itapetim%2BArquimedes-e-adelmo.jpg

Com Inaldo Sampaio

Por livre e espontânea pressão o prefeito de Itapetim Arquimedes Machado (PSB) decidiu não concorrer à reeleição. Passou a bola para o antecessor, Adelmo Moura, ex-assessor da Casa Civil do governo estadual, você acredita?

 O gesto de desprendimento surpreendeu o próprio Adelmo, já que o prefeito está concluindo o mandato muito bem avaliado. A oposição tem dois candidatos, ambos advogados: Mário José (DEM) e Anderson Lopes (PMDB).

Do PE Noticias

Isso é aquela velha história dos antigos “coronéis”, que indicavam seus melhores correligionários, para daqui a quatro anos me beneficiar da “viúva” novamente. Demagogia pura, e ainda tem deles que pregam o socialismo. O que esses novos “coronéis” esquecem é que chegaram ao poder com um discurso de que seus adversários queriam ser ditadores, hoje nem só suas crias são obrigados a ceder a caneta a eles, são quase que forçados a gastar também, nem que seja a sola dos sapatos para espalhar que não gostaram de ser prefeito. E o eleitor dormindo.

 

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

EXPERIÊNCIA EXITOSA DE AFOGADOS SERÁ APRESENTADA DURANTE OLIMPÍADAS DO RIO

SUDE

O Programa Academia da Saúde Itinerante foi selecionado pelo Ministério da Saúde para ser apresentado ao mundo durante as olimpíadas do Rio de Janeiro. Uma comitiva de gestores afogadenses, capitaneada pelo atual Secretário de Cultura e Esportes, Edgar Santos, viajará, com tudo pago pela organização do evento, para o Rio de Janeiro no próximo dia 03 de Agosto. De Pernambuco, os municípios selecionados foram Recife, Cabrobó e Afogados da Ingazeira.

Os profissionais irão apresentar o programa e conduzir atividades físicas com atletas e turistas, em dois locais diferentes: no museu do amanhã e na já famosa Vila Olímpica. Em Afogados, o programa tem a coordenação conjunta das Secretarias de Saúde e de Cultura e Esportes.

A academia da saúde itinerante envolve centenas de pessoas nos diversos bairros da cidade, promovendo atividades físicas e monitoramento permanente das condições de saúde dos participantes. “Temos percebido, em números, uma importante evolução, uma melhora significativa nos índices de doenças crônicas na população que participa de forma permanente,” destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

O programa é realizado em cinco polos descentralizados, nos bairros Padre Pedro Pereira, Costa, São Francisco, São Cristóvão e Sobreira. As atividades ocorrem de segunda à sexta – cada dia em um bairro diferente – das cinco às sete da manhã, coordenadas por quatro professores, todos eles profissionais com nível superior em educação física e devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física.

Todos os usuários passam por uma triagem com profissionais de saúde (nutricionista, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais), com o objetivo de verificar a pressão, as taxas de glicose, a anamnese e outros indicadores que permitissem a prática de atividade física. São realizadas atividades de alongamento, exercícios aeróbicos, caminhadas orientadas, dentre outros. O programa tem dois anos e meio, e já foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde como programa-modelo para o resto do Estado, já tendo sido apresentado como experiência exitosa em diversos congressos, seminários e simpósios.

Confira o calendário do programa Academia da Saúde Itinerante e integre-se aos grupos:

Segunda

Padre Pedro Pereira

Local: Quadra coberta ao lado da Ciretran

Terça

São Francisco (Academia da Cidade)

São Cristóvão (Quadra esportiva do bairro)

Costa (Quadra da Escola Maria Gizelda Simões)

Quarta – São Francisco e Padre Pedro Pereira

Quinta – São Francisco, Sobreira (em frente à Igreja Católica) e Costa

Sexta – Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara

blog do Finfa

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Carlos Véras diz que o PT merece respeito e não descarta rompimento com o poeta

carlos_veras

O presidente da CUT-PE, Carlos Véras, falou ao Programa Show da Tarde nessa segunda-feira (25) sobre o nome que o seu partido, PT, apresentou como opção para ser vice do prefeito Sebastião Dias. A indicação foi Maurício que preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira.

Em um claro recado ao prefeito, Carlos Véras lembrou que o Partido dos Trabalhadores sempre foi fiel ao seu governo enquanto muitos outros ameaçaram debandar da base governista. “Nós não estamos fazendo uma reivindicação de forma intransigente, de forma radical, mas é importante saber que nós do PT queremos respeito”, alertou Carlos.

Na visão de Carlos, Maurício é um jovem que representa a renovação na política e leva consigo uma base social importante que são os trabalhadores rurais. Seria a aliança entre o campo e a cidade como já aconteceu em outros momentos.

Carlos Véras lembrou 2008 onde o aliado foi destratado e naquela oportunidade o PT rompeu com o ex-prefeito Josete Amaral e lançou candidatura própria. Perguntado se esse episódio poderá acontecer de novo, Carlos foi direto: “eu espero que não tenhamos que repetir 2008, mas se for preciso não haverá problema nenhum. Estamos fazendo de tudo para que não aconteça e a gente marche juntos”.

O presidente da CUT também disse que a candidatura de Sebastião Dias é a única em Tabira, das três que se apresentam, que é contrária ao golpe e a favor da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. “Nós temos muito respeito a ele (Sebastião Dias) por isso e queremos construir uma campanha vitoriosa”, disse Carlos Véras.

Júnior Alves\Radar do Sertão

Publicado em Política | Deixar um comentário

Criança de 12 anos de idade morre ao levar descarga elétrica em celular

Foi enterrado na tarde desta segunda-feira (25), no cemitério do Cristo Redentor, em João Pessoa-PB, o corpo de Gabriel da Silva Bezerra, 12 anos de idade, vítima de descarga elétrica no Parque do Sol, no Bairro Valentina de Figueiredo.

O acidente aconteceu na noite do domingo (24), quando o menor colocou o telefone celular para carregar e falar no aparelho com fone de ouvido.

Ele ainda foi socorrido para o Hospital do Valentina onde já chegou sem vida.

Fonte: MaisPB

Publicado em Política | Deixar um comentário

Município de Floresta registra o 2º homicídio em menos de uma semana

cicero-homicidio-em-floresta-pe

Mais um homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (25) em Floresta, no Sertão. O crime aconteceu em uma lanchonete em frente à Maternidade Ana Carolina, no centro da cidade, por volta das 7h.

De acordo com o blog do Elvis, a vítima identificada inicialmente como Cícero chegou a ser socorrido para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo fontes não oficiais, dois homens teriam se aproximado da vítima em uma moto e efetuado vários disparos de arma de fogo.

De acordo com um parente da vítima, Cícero estava a caminho do trabalho quando foi surpreendido pelos bandidos. Ele era entregador de gás e tinha aproximadamente 20 anos de idade. As motivações para o crime ainda são desconhecidas.

A Polícia Civil investiga o caso.

Luiz Carlos

Publicado em Política | Deixar um comentário

Além de Serra Talhada, onda de assaltos toma conta de Calumbi, no Sertão do Pajeú

assalto

A onda de assaltos e furtos não se limita a Serra Talhada. O município de Calumbi, a cerca de 25 quilômetros da Capital do Xaxado, também vem sendo alvo da ação dos bandidos. No último domingo (24), ladrões roubaram cerca de R$ 7 mil de um agricultor no Sítio Jurema e fugiram sem deixar pistas.

Nessa segunda-feira (25) os bandidos agiram na Rua Elizeu de Melo Neto, no centro da cidade. Uma agricultora de 24 anos teve o aparelho celular roubado por dois homens não identificados. Em depoimento a Polícia Militar, a vítima informou que um dos assaltantes portava arma de fogo.

No ano passado, Calumbi foi destaque na imprensa estadual por ser considerada a cidade mais pacata de Pernambuco. Na época, o prefeito, Joelson, do PSB, relatou que a paz só era quebrada quando pessoas de Serra Talhada agiam no município.

Farol de noticias

Publicado em Política | Deixar um comentário

Metade dos segurados que recebem o auxílio-doença do INSS vão passar por reavaliação

R7

Entre os 1,6 milhão de auxílios pagos atualmente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cerca de 840 mil são pagos há mais de dois anos, parte deles concedidos por decisão judicial após terem sido negados pelos peritos do instituto.

Esses beneficiários deverão ser convocados nos próximos meses para uma reavaliação da capacidade de trabalho. No entanto, em caso de necessidade de reabilitação, uma das alternativas do governo para que for considerado apto para o trabalho, a estrutura atual do INSS não está preparada para atender à demanda.

O governo interino implantou, por meio da medida provisória 739, um plano de reavaliação dos benefícios por incapacidade do INSS . O foco do pente-fino são os benefícios de auxílio-doença, que se dividem em duas modalidades de acordo com a origem da doença ou acidente que causou a incapacidade. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

MERCADANTE: ‘QUEREM VOLTAR A UM BRASIL EM QUE SÓ RICOS ESTUDAVAM NO EXTERIOR’

Ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante criticou duramente, em entrevista ao 247, a decisão do governo interino de Michel Temer de suspender a concessão de novas bolsas de estudo de graduação no exterior para brasileiros por meio do programa Ciência Sem Fronteiras; “É um retrocesso inaceitável o fim de bolsas acadêmicas no exterior. Na realidade, eles querem voltar a um Brasil que não existe mais, em que só os ricos tinham o direito de entrar no ensino superior e de estudar no exterior”, afirmou; “Os argumentos apresentados para justificar o fim do Ciência Sem Fronteiras são absolutamente insustentáveis, colocados por quem sequer leu os relatórios acadêmico científicos do programa”, completa

Publicado em Política | Deixar um comentário