MÃE É ACUSADA DE AMPUTAR O PÉ DE FILHO DE TRÊS ANOS PARA DESFRUTAR DE BENEFÍCIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Membros do Conselho Tutelar informaram que a criança de três anos chegou no último final de semana ao Hospital do Oeste em Barreiras/BA, com um pé amputado, provavelmente a golpe de machado, proveniente do povoado de Juazeiro, zona rural de Tabocas do Brejo Velho/BA. Conselheiros do município receberam denuncia do Conselho Tutelar de Barreiras e foram à residência da família investigar o caso, onde identificaram marcas de sangue na área interna e também no quintal. No momento, a avó materna da criança forneceu informações nada convincentes aos conselheiros.  Declarou que o garoto teve o pé decepado ao cair da cama, segundo relato de sua filha, no entanto, no quarto apontado por ela, não havia indícios de sangue. Também tentou obstruir o trabalho de investigação, não querendo permitir que os conselheiros vistoriassem um depósito na casa onde estavam guardadas algumas ferramentas, inclusive um machado sujo de sangue.
FONTE: BLOG DO CLÉBER VIEIRA
Publicado em Política | Deixar um comentário

Mãe e padrasto de Petrolândia são presos em Paulo Afonso suspeitos de abuso de menina de 6 anos

Na tarde dessa quinta-feira (17) Policiais Civis de Petrolândia, sob a coordenação do delegado titular Roberto Fonseca de Oliveira, em Operação Conjunta com Delegacia da Mulher de Paulo Afonso-BA, deram cumprimentos aos mandados de prisões preventivas referentes ao Processo de nº 792-48.2017.8.17.1120.0001, expedidos pela Comarca de Petrolândia, em desfavor de Erickson Roberto dos Santos Silva (suspeito de abusar sexualmente da enteada de 6 anos) e de Jéssica dos Santos Andrade (mãe da criança), acusados do crime de estupro de vulnerável. Os capturados foram encontrados em Paulo Afonso, e conduzidos para Pernambuco, Erickson recolhido para a Cadeia Pública de Petrolândia, e Jéssica encaminhada para o Presídio Feminino de Verdejantes, onde ficarão a disposição da justiça.
Após a prisão, o casal foi levado à delegacia de Polícia de Petrolândia para adoção das medidas cabíveis. Segundo a polícia, em depoimento, Jéssica afirmou a delegada que não sabia que o companheiro abusava da filha.
Essa é mais uma ação da Delegacia de Petrolândia no Combate à redução da criminalidade.
Redação e fotos envidas pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Petrolândia e através do Site ChicoSabeTudo
Publicado em Política | Deixar um comentário

BRASIL-Campanha do Ministério da Saúde vai incentivar doação de leite materno

Iniciativa também vai conscientizar as mães sobre a importância da amamentação

Campanha do Ministério da Saúde vai incentivar doação de leite materno
O Ministério da Saúde e a Rede Global de Bancos de Leite Humano lançam, nesta sexta-feira (18), uma nova campanha para mobilizar a sociedade sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. “A amamentação é a forma de proteção mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos”, justifica o ministério.
O principal objetivo é incentivar novas doadoras voluntárias e conscientizar as mães que amamentam para ampliar o volume de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os bebês recebam leite materno até os dois anos ou mais associado à alimentação complementar saudável, sendo exclusivamente até o 6º mês de vida.
Quem estiver amamentado e se interessar em doar basta procurar o banco de leite materno mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136.   Com informações do Portal Brasil.
Publicado em Política | Deixar um comentário

Mulher ataca cabeleireira com faca por conta do WhatSapp

Um caso inusitado entrou para crônica policial de São José do Belmonte, no Sertão Central, na última quarta-feira (16). Uma dona de casa de 32 anos, residente no Centro, atacou com três golpes de faca peixeira uma cabeleireira de idade não revelada.

A vítima foi golpeada na região do pescoço, nas costas e orelhas.

De acordo com informações do 14º BPM, a dona de casa justificou a agressão pelo fato da cabeleireira estar enviando mensagens via WhatSapp para o seu esposo.

O ataque ocorreu dentro da casa da vítima. A cabeleireira recebeu atendimento médico e não corre risco de morte.

O caso foi registrado como lesão corporal.

Farol

Publicado em Política | Deixar um comentário

‘Paulo Câmara não é forte o suficiente’, diz pré-candidata do PT

AOnline
A vereadora e pré-candidata pelo Partido do Trabalhador (PT), Marília Arraes, é a entrevistada desta semana no 20 Minutos, que vai ao ar neste sábado (19). Na conversa com o cientista político Antônio Lavareda, Marília fala da possível aliança do PT com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O programa é transmitido pela TV Jornal às 19h20.
Marília também falou sobre o papel do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nas negociações dos dois partidos. “Paulo Câmara não é forte o suficiente, pelo contrário, é muito fraco politicamente para direcionar o PSB para uma aliança importante como essa”, afirmou. A atual vereadora do Recife também ressaltou a pouca representatividade das mulheres na Câmara de Vereadores da capital pernambucana.
O 20 Minutos vai ao ar todos os sábados às 19h20. O programa também é exibido no site e no Facebook da TV Jornal. Aos domingos, a Rádio Jornal retransmite o 20 Minutos às 11h40.
Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Em encontro no Recife, governadores do NE formalizam posição contra a privatização da Eletrobras

No Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, o governador Paulo Câmara e mais outros gestores estaduais de cinco estados do Nordeste e o de Minas Gerais discutiram, nesta sexta-feira (18), pautas importantes que afetam diretamente todos eles.

Ao final do encontro, todos assinaram uma carta na qual se posicionam contra a privatização do sistema Eletrobras e, em particular, da Chesf. No entendimento do grupo, isso pode afetar milhares de famílias nordestinas que têm, com a conclusão do canal de transposição do Rio São Francisco, um importante meio para o abastecimento de água e para a agropecuária.

O encontro ainda tratou de temas importantes, como estruturação do sistema de segurança Pública e obras de convivência com a seca – o que inclui a conclusão da obra de transposição.

Além do anfitrião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), estiveram presentes os governadores da Paraíba (Ricardo Coutinho – PSB), (Rio Grande do Norte – Robinson Faria),Ceará (Camilo Santana – PT), Piauí (Wellington Dias – PT), Bahia (Rui Costa – PT) e Minas Gerais (Fernando Pimentel – PT).

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Vereador Djalma das Almofadas encaminha um Requerimento para Diminuir os Canteiros da Av.Coronel Zuza Barros

 Resultado de imagem para djalma das almofadas tabira

Resultado de imagem para canteiros da avenida coronel zuza barros tabira

O Vereador Djalma das Almofadas apresentou na Seção anterior um requerimento a mesa diretora da Câmara,subscrito por todos os Vereadores no sentido de diminuir os canteiros da Avenida Coronel Zuza Barros.Iniciando próximo  ao sindicato até o antigo Fórum. Com o trabalho concluído, os comerciantes ver a perspectiva de uma avenida mais linda e ampla.O Vereador Djalma espera ser atendido através do requerimento que será encaminhado para o governo municipal.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Número de mortes por H1N1 em Pernambuco dobra em uma semana

https://oimparcial.com.br/media/2018/04/1076425-df_edita82t4940.jpg

Em uma semana, seis pessoas que tiveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) faleceram em Pernambuco. Entre as vítimas, um bebê de um mês, que morava no município de Carpina, na Mata Norte. Até o último dia 5, a Secretaria Estadual de Saúde havia registrado 594 casos de SRAG, quadro que pode ser provocado por diversos agentes (vírus, bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Do total de casos, 22 tiveram resultado laboratorial positivo para influenza A (H1N1), 11 para influenza A (H3N2) e 1 para vírus sincicial respiratório (VSR). Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Motorista de ônibus é flagrado dirigindo embriagado na BR-232, em Serra Talhada

Motorista de ônibus foi detido na BR-232, em Serra Talhada (Foto: PRF/Divulgação)

Um motorista de ônibus foi flagrado dirigindo embriagado nessa quarta-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem, de 50 anos, foi detido em uma fiscalização na BR-232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Os policiais abordaram o ônibus, que havia saído do Recife e seguiria para Floriano, no Piauí, com oito passageiros. Em seguida, o motorista tentou fugir com o veículo por três quilômetros, até ser alcançado pela viatura.

Ao realizar o teste do bafômetro, foi registrado o índice de 0,40 mg/l, que configura crime de trânsito. O motorista informou que passou a noite bebendo e só parou às 5h. Ele disse ainda que assumiu a direção do ônibus às 12h30 do mesmo dia, conforme informou a PRF.

O homem foi autuado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, para a continuidade dos procedimentos legais. (G1)

Publicado em Política | Deixar um comentário

Crime Bárbaro em Desterro, homem é morto e incinerado em cova rasa

Bobby%2Bbrutalmente%2Bassassinado%2BDesterro%2BPB

O crime aconteceu no inicio da semana, provavelmente na terça-feira, quando a Vítima Ginaldo Farias de Sousa conhecida popularmente por “BOBBY”,desapareceu.
Familiares e amigos notando sua falta resolveram procura-lo e não tiveram informações, Já hoje a polícia foi acionada onde havia a denuncia do homicídio e que seria o desaparecido, após investigações encontraram o suspeito, que confessou o crime e levou a polícia ao local onde escondeu o cadáver.
O acusado Sandro Santos da Silva, de 26 anos, conhecido por “Têda”, morador do Sitio Verde, Zona Rural do município de Desterro PB, confessou o crime e descreveu para a Polícia como tudo aconteceu, no Celular do acusado havia fotos do corpo, que foram deletadas, mas a polícia recuperou.
.
O crime aconteceu na zona rural, numa casa localizada na estrada que liga a cidade de Desterro ao sitio Mulungu, na imediação conhecida por Riachão, segundo Têda, Bobby o ameaçou com uma faca sem qualquer motivo e ele reagiu com pauladas, estas tiraram a vida do mesmo. Em seguida Têda enrolou a vítima em um lençol, pôs num carrinho de mão e a cerca de 500 metros da casa, cavou uma cova, cortou as pernas para o corpo caber na cova, jogou lenha e ateou fogo. Ele ainda foi a cidade e quando voltou o corpo não tinha queimado e novamente ele colocou lenha e ateou fogo, após isso ele enterrou as cinzas e cobriu o local com muitos galhos de jurema para esconder a cova.
crime%2Bem%2BDesterro%2BPB%2B%25283%2529
Sandro Santos o que esta segurando a pá confessou o crime
Após escavar o local a polícia encontrou fragmentos incinerados do corpo da vítima, as Polícia Civil e a Polícia Militar de Desterro e Cacimbas, chamaram a Polícia Científica e o IML para periciar o local e colher os restos mortais que vão ser exumados.
blog Desterro 1
Publicado em Política | Deixar um comentário

Índice de homicídios no Brasil é cinco maior

Do JC Online

O Brasil tem o nono maior índice de homicídios do mundo. Dados publicados nesta quinta-feira (17), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam ainda que as taxas brasileiras são cinco vezes a média mundial de homicídios.

A informação faz parte do relatório anual da OMS sobre as estatísticas da saúde global, publicado às vésperas do início da Assembleia Mundial da Saúde, que começa na segunda-feira, dia 21.
Pesquisa

De acordo com os dados produzidos de forma independente pela agência da ONU, as mortes no Brasil atingiram 31,1 pessoas a cada 100 mil habitantes. A taxa coloca o País como um dos mais violentos do mundo.

A liderança é de Honduras, com 55,5 homicídios a cada 100 mil pessoas. Com a crise econômica e política, a violência também explodiu na Venezuela. Hoje, o país aparece em segundo lugar, com 49,2 homicídios para cada cem mil venezuelanos. A classificação ainda traz El Salvador (46 para cada cem mil), Colômbia (42), Trinidad e Tobago (41), Jamaica (39,1). Lesoto (35) e África do Sul (33,1).

No mundo, taxa é de 6,4 homicídios para cada 100 mil pessoas, um quinto dos números brasileiros. Na África, a média é de 10 mortes a cada 100 mil, contra apenas 3,3 na Europa. O continente mais afetado pela violência é a América, com 17,9.

Para o ano de 2016, a OMS estima que 477 mil homicídios foram cometidos no mundo. 80% das vítimas foram homens. Apenas nas Américas, o total chegou a 156 mil mortes.

O que chama a atenção ainda da OMS é que os números de homicídios no continente americano se aproximam ao total de vítimas de guerras pelo mundo. Em 2016, foram 180 mil pessoas mortas em conflitos armados nos cinco continentes.

Entre 2012 e 2016, as guerras geraram a morte de 2,5 pessoas por cada cem mil habitantes no mundo. A taxa é duas vezes superior ao que se registrou no mundo entre 2007 e 2011.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Acidente de trânsito deixa uma pessoa morta na PE 320 em Triunfo

Um grave acidente vitimou uma pessoa por volta das 21h00 desta quinta feira 17, na Rodovia Estadual PE 320, nas proximidades do Sitio Soito, na zona rural do municipio de Triunfo, no sertão de Pernambuco.

Segundo informações repassadas ao Blog do Cauê Rodrigues, um veiculo S10, de cor preta, de placas não anotadas, acabou colidindo com um Fiat Uno de cor vermelha, de placas C.V.E. 6998 de Triunfo, vitimando um agricultor identificado até o momento apenas como Xeleleu, morador do Distrito de Jerico, em Triunfo.

Os socorros foram acionados assim como a corporação da policia militar do 14º Batalhão de Policia de Serra Talhada.
Muitos populares passaram pelo local no momento do acidente.
Há outras informações ainda não oficiais de que uma das vitimas é da cidade de Princesa Isabel, sertão da Paraiba.

O Blog do Cauê Rodrigues,  aguarda novas informações.

Cauê Rodrigues
Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Vereadora Claudiceia Rocha irá apresentar um requerimento para Retirada da Pedra da Rua Padre Luiz Floridi

DSC_0010

Fonte: Ascom da Vereadora.

40a8432a-beb5-4096-98b5-bc4315e188f3

Na próxima Sessão da Câmara de Vereadores, a vereadora Claudiceia Rocha irá apresentar  um requerimento para a Secretária de Obras,para retirada  da Pedra da Rua Padre Luiz Floridi para obstrução da referida Rua.Claudiceia Rocha destaca que a pedra está prejudicando os moradores e quem trafega.” Farei o possível para que o requerimento seja apresentado e a Secretaria de Obras atenda minha solicitação ”.Concluiu Claudiceia Rocha.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Rui Falcão divulga nota em defesa da candidatura de Marília Arraes

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A candidatura de Marília Arraes a governadora de Pernambuco tem ganho reforços de peso na direção nacional do PT.

Quem se pronunciou publicamente agora foi Rui Falcão, ex-presidente nacional da legenda e próximo à deputada estadual Tereza Leitão, do PT.

“Marília Arraes representa a renovação dos quadros políticos comprometidos verdadeiramente com a luta popular no Brasil. Não apenas por ser neta de Miguel Arraes. Mas sim por ter consciência política e competência pessoal para conduzir Pernambuco ao reencontro da unidade que fez do Estado um exemplo de transformação política, social e econômica para o Brasil. No que depender de mim, junto à direção nacional do PT, ela será nossa candidata e a futura governadora de Pernambuco”, disse o dirigente petista.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Micro-ônibus capota na BR-101 Sul e fere vários estudantes; há um morto

Micro-ônibus capotou na BR-101 Sul, em Jaboatão

Um grave acidente causou a morte de pelo menos uma pessoa e deixou mais de dez estudantes feridos na noite desta quarta-feira (16) na BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Um micro-ônibus transportando estudantes universitários do Recife em direção ao Cabo de Santo Agostinho capotou no km 84, próximo à fábrica da Vitarella, no bairro de Prazeres. No capotamento, cerca de 12 jovens ficaram feridos e uma mulher morreu sob o veículo.

O acidente ocorreu por volta das 22h30 e estava chovendo na hora. O capotamento foi numa curva em declive, local onde, em dia de chuva, é comum haver acidente de trânsito segundo a polícia. De acordo com o subtenente André da Silva, do 18º Batalhão da Polícia Militar e um dos primeiros a chegar ao acidente, o motorista teria perdido o controle do veículo, que foi parar no acostamento, onde bateu em uma grande pedra e capotou.

Os feridos, a grande maioria com lesões leves, foram encaminhados ao Hospital Dom Hélder, no Cabo de Santo Agostinho. No local do acidente, fazendo o trabalho de atendimento às vítimas, havia pelo menos quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu e da Polícia Militar de Pernambuco.  Por: Portal FolhaPE

Publicado em Política | Deixar um comentário

Vereador de Igarassu é morto com tiro na cabeça após sequestro

O vereador Luiz dos Passos foi encontrado morto com um tiro na nuca após ser sequestrado, na manhã desta quarta-feira (16), enquanto ia para a Câmara dos Vereadores em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, onde exercia o sexto mandato.
Dois suspeitos abordaram o vereador, por volta das 8h, numa via próxima a residência dele, localizada na Rua Tertuliano, no bairro de Saramandaia. De acordo com o vereador Neinho, que é genro da vítima, os suspeitos estavam armados e abordaram o carro mandando Luiz entrar no outro veículo, de modelo HB 20 branco.
O genro da vítima conta que o sogro não tinha inimigos, nem rixa política. “Ele nunca sofreu ameaça. Não sabemos o que motivou isto”, relata o rapaz.
Suspeitos capturados
Pouco mais de quatro horas após o sequestro, a Polícia informou a prisão da dupla, em uma estrada no município de Goiana, cerca de quatro quilômetros do local de onde o vereador foi levado. Eles foram abordados no mesmo veículo, de modelo HB 20, mas o vereador já não estava com eles dentro do carro.
O motorista que dirigia o carro do vereador no momento da investida reconheceu os dois homens, confirmando que foram eles os autores do crime.
A dupla, que não quis se pronunciar em momento algum, foi encaminhada para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
De acordo com o delegado David Medeiros, eles passarão por um interrogatório para esclarecer os detalhes e motivação do crime. Ainda segundo o delegado, o crime teve características claras de execução.
Via PE Notícias
Publicado em Política | Deixar um comentário

POLICIAL CIVIL MATA A EX-COMPANHEIRA DENTRO DA CÂMARA DE VEREADORES

Policial civil mata a ex-companheiro dentro da Câmara de Vereadores

Um policial civil matou a tiros a ex-mulher dentro da Câmara de Vereadores de Contagem, em Belo Horizonte. O crime aconteceu nesta quarta-feira (16) e chocou a cidade. De acordo com informações do site Metrópoles, a vítima já havia comunicado ao Poder Legislativo do município sobre as ameaças de morte recebidas do ex-companheiro.

Logo após o crime, ele tentou o suicídio. Cláudio Roberto Weichert Passos é escrivão da Polícia Civil e está lotado na cidade de Betim. Ele foi socorrido inicialmente pelo Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu) e depois levado de helicóptero até o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

O homem foi até o gabinete do vereador Jerson Braga, o Caxicó (PPS), onde ele atirou quatro vezes contra a assessora parlamentar Ludimila Leandro Braga, de 27 anos. O casal estava separado há um mês. Eles estavam juntos a cerca de um ano. Conforme relatou uma amiga de Ludimila, que preferiu não se identificar, a vítima tinha duas filhas, de 3 e 6 anos, era divorciada e manteve um relacionamento com Cláudio.

Fonte: Radar da Bahia

Publicado em Política | Deixar um comentário

Universitário serra-talhadense é encontrado morto em Manaus com três perfurações de arma branca

O técnico de enfermagem e universitário Danilo Nunes da Silva, de 31 anos, foi encontrado morto na noite dessa segunda-feira (14), em Manaus (AM), dentro da residência onde ele morava, numa vila de casas localizada na rua Alexandre Magno, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul.

O corpo da vítima estava em avançado estado de decomposição e com três perfurações de arma branca. De acordo com a Polícia Civil, o irmão de Danilo foi quem encontrou o corpo dele dentro da residência. As circunstâncias do crime não foram confirmadas.

Conforme a Polícia Civil, o técnico de enfermagem foi visto com vida pela última vez no sábado (12). Danilo Nunes morava sozinho e estava terminando o curso de graduação em Enfermagem na Instituição de Ensino Superior Materdei. A colação de grau dele estava prevista para setembro.

Colegas de classe de Danilo na IES Materdei lamentaram a morte dele nas redes sociais, como a estudante Luciana Peixoto. “Quanto vale o valor de uma vida? Para você, amigo, colega de faculdade, um cara que tinha mil sonhos e planos a serem concretizados, a vida valia muito! Dói muito a sua partida prematura”, disse.

Até o momento não existem suspeitas para o crime. A reportagem não conseguiu contato com familiares e amigos. A morte do técnico de enfermagem está sendo investigada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Foto mostra onde o serra-talhadense morava em Manaus 

Foto: Jander Robson/ Farol de noticias

Publicado em Política | Deixar um comentário

3 homens são presos após tentativa de assalto a ônibus no Sertão

Três homens foram presos na madrugada dessa terça-feira (15) depois de tentarem assaltar um ônibus da viação Progresso. O veículo saiu de Recife e seguia para Petrolina.

De acordo com o motorista os homens entraram no ônibus ainda em Recife, se passando por passageiros, e quando estavam passando pela cidade de Ibimirim começaram a praticar os furtos ameaçando os passageiros com facas.

Ao chegar em Floresta, no Sertão de Pernambuco, o motorista ligou para policiais que fazem parte da 1ª CIPM que os surpreenderam no terminal rodoviário.

Ainda de acordo com o delegado Alexandre Barros da Fonseca, dos três homens detidos, um deles já tem passagem pela polícia.

Via Blog do Elvis/NE10/Com informações do comunicador Antônio Marcos Souza

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Pesquisas associam câncer ao uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras

IMG_1147pb

Responsável por 80% dos casos de câncer no mundo, exposição a agentes químicos é mais letal nas regiões agrícolas em que a cultura dos defensivos agrícolas predomina. No RS, estado que despejou quase 100 mil toneladas de veneno nas lavouras em apenas dois anos e onde o consumo per capita é de 30 litros de agrotóxicos por ano, o dobro da média do país, o câncer é a primeira causa de morte em 140 municípios. Na região Noroeste, em média dez agricultores são diagnosticados com câncer por dia.
A agricultora Fabiane Lange, 35 anos, ficou vários dias sem poder ir à lavoura no mês de abril devido ao desgaste físico provocado pelas sucessivas sessões de quimioterapia’. Desde junho de 2016, ela divide o tempo entre a lida na plantação e o tratamento para debelar um câncer de mama, descoberto quando estava grávida de seis meses do segundo filho – e aguarda por uma mastectomia agendada para julho. Ela afirma que nunca manuseou agentes químicos, mas tem convicção de que a doença está associada ao contato indireto com os defensivos agrícolas utilizados nas lavouras de soja que circundam a pequena propriedade da família, na localidade de Esquina Progresso, zona rural de Tiradentes do Sul, no Noroeste do estado. “Usam o 2-4D, que é um agrotóxico pesado. Num ambiente onde o nível de contaminação vai para o solo, para a planta, para o pasto que alimenta as vacas, o câncer vem junto”, aponta. A desconfiança da agricultora faz sentido, como evidenciam pesquisas que associam de forma cada vez mais contundente o uso de agrotóxicos à incidência de câncer.
O Rio Grande do Sul deve registrar neste ano 54,8 mil novos casos de câncer, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estatística posiciona o estado no quarto lugar do ranking nacional, liderado por São Paulo (141.250), que tem Rio de Janeiro (62.230) e Minas Gerais (57.590) como os estados com maior ocorrência dos mais diversos tipos de cânceres. Dos casos registrados no RS, 15.570 neoplasias são de pele não melanoma, 8.170 em outras partes do corpo e 6.210 de próstata. Um total de 7.670 dessas ocorrências, de acordo com o Inca, será em Porto Alegre. Em todo o país, o Instituto prevê 600 mil novos casos e projeta igual número para 2019. O cenário da doença é ainda mais delicado se visto por levantamento inédito do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), o estudo revela que o câncer é a principal causa de mortes em 516 dos 5.570 municípios brasileiros, ou seja, em 10% das cidades. O RS lidera com o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário