Empresário serra-talhadense é preso em operação da Polícia Federal

Segundo o blog do Ricardo Antunes, equipes da Polícia Federal estiveram nas ruas, agindo em Recife e no bairro da AABB, em Serra Talhada. O alvo de prisão foi o empresário serra-talhadense Antônio Rogério Magalhães.

Rogério foi preso, em Serra Talhada. A operação no Recife, também acabou com a prisão de um dos agentes da corporação. As informações dão conta de que o mesmo seria ligado a Rogério.

Hoje cedo, uma viatura da Polícia Federal e dois carros à paisana estiveram na frente do edifício onde mora Rogério, no bairro Boa Viagem, no Recife. Ele é considerado um dos maiores e mais notórios agiotas com longo tempo de atuação na Capital Pernambucana.

Em Serra Talhada, viaturas da PF também estiveram logo cedo na casa do empresário realizando buscas. Antônio Rogério Magalhães foi um dos acusados na CPI dos Combustíveis que, em 2000, constatou a cartelização dos preços nos postos de Pernambuco.

Ainda segundo Ricardo Antunes, a prisão de Rogério Magalhães poderia ter conexão com a morte do empresário Rodrigo Vasconcelos Franco de Oliveira, em 2020. Ele era irmão da juíza Roberta Vasconcelos Franco Rafael Nogueira, da Vara de Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária do Recife. O assassinato ocorreu em 2020, e na época o Blog apurou que ele também atuaria no ramo da agiotagem.

Oficialmente, a Polícia Federal ainda não deu detalhes sobre a operação de hoje, mas o blog já confirmou com fontes as prisões de Rogério Magalhães e do policial federal. Também foram realizadas apreensões de computadores, objetos pessoais e outros materiais em um apartamento de luxo na avenida Boa Viagem, zona Sul do Recife.

Fonte: Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

Opinião/Blog do Magno: Marília 34,7%, Raquel 11,8%, Miguel 10,3%, Anderson 8,3% e Danilo, 4,3%

Candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes se mantém na liderança em nova pesquisa de intenção de voto do Instituto Opinião, com 34,7%. A pesquisa foi feita para o Blog do Magno.

Em relação ao último levantamento, realizado em junho, ela cresceu seis pontos percentuais. Em segundo lugar, num cenário de empate técnico, aparecem empatados a candidata do PSDB, Raquel Lyra, e o candidato do União Brasil, Miguel Coelho, 11,8% e 10,3%, respectivamente.

A tucana, entretanto, caiu um ponto – estava com 12,6%. Já Miguel cresceu quase dois pontos – estava com 8,7% na pesquisa passada. Em seguida, também num cenário de empate técnico, aparece o candidato o candidato do PL, Anderson Ferreira, com 8,3%. Na comparação com a anterior, perdeu menos de um ponto.

Já o candidato do PSB, Danilo Cabral, recuou de 4,5% para 4,3%. João Arnaldo (PSol) pontuou apenas 0,7%, Esteves Jacinto (PRTB) vem depois com 0,6%, Cláudia Ribeiro (PSTU) teve 0,4%, mesmo percentual de Wellington Carneiro (PTB). Jadilson Bombeiro (PMB) foi lembrado por 0,3%, Jones Manoel (PCB) por 0,3% e, por fim, Ubiracy Olimpio (PCO) por 0,1%.

Brancos e nulos somam 11,2% e indecisos 16,6%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é obrigado a lembrar o nome do candidato sem o auxílio da lista com todos os nomes, a ordem de preferência do eleitor também é a mesma: Marília aparece com 16,1%, Raquel com 5,6%, Miguel com 5,3%, Anderson com 4,2% e, por fim, Danilo com 1,9%. Brancos e nulos somam 7,7% e indecisos chegam a 56,9%.

No quesito rejeição, Marília também lidera. Entre os entrevistados, 12,1% disseram que não votariam nela de jeito nenhum, seguida por Danilo (6,5%), Anderson (6,5%), Miguel (4,2%), Raquel (4%) e João Arnaldo (1,4%). A pesquisa foi a campo entre os dias 5 a 7 últimos, sendo aplicados dois mil questionários presencialmente em 80 municípios das mais diversas regiões do Estado.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob os protocolos BR-02516/2022 e PE-01429/2022.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Lula será candidato com maior tempo de TV; veja como ficou a divisão

Lula terá o segundo maior tempo de TV entre os candidatos - Lula

O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu formar o maior bloco partidário na disputa pela Presidência. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a segunda maior formação.

O número de partidos na coligação é extremamente importante porque quanto mais legendas, maior é o tempo de propaganda e fundo eleitoral para o candidato.

Confira o tempo de TV e rádio dos candidatos à Presidência 

  • Lula (PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PSB, Rede, PSOL, Avante e Pros) – 3min e 16s
  • Jair Bolsonaro (PL, Progressista e Republicanos) – 2min e 40s
  • Simone Tebet (MDB, PSDB, Podemos e Cidadania) – 2min e 16s
  • Soraya Thronicke (União Brasil) – 2min e 7s
  • Ciro Gomes (PDT) – 50s
  • Roberto Jefferson (PTB) – 50s
  • Luiz Felipe d’Avila (NOVO) – 19s
  • Eymael (Democracia Cristã) – 8,3s
  • Vera Lúcia (PSTU) – 6,8s
  • Sofia Manzano (PCB) – 6,8s
  • Leonardo Péricles (UP) – 6,8s
Publicado em Política | Deixar um comentário

Festa da padroeira começa amanhã em Tabira

A tradicional festa da padroeira de Tabira, Nossa Senhora dos Remédios, começará neste sábado, dia 6 de agosto.

As celebrações religiosas na igreja matriz irão até o dia 15 de agosto, dia do feriado municipal, onde acontecerá o encerramento com a celebração presidida pelo bispo Dom Egídio Bisol.

Todos os dias as missas serão presididas por vários padres da diocese que tradicionalmente são convidados a participar da programação.

Acontecerá também o tradicional bingo de uma moto, doada pelo empresário Arimatéia da Damol, e o leilão com doações das comunidades.

A festa com atrações musicais, tão esperada por muita gente, ainda não foi divulgada por parte da prefeitura de Tabira.

Fonte: Tabira Hoje

Publicado em Política | Deixar um comentário

Futuro de Flávio Marques e Sebastião Dias será julgado dia 8

As Ações de Investigação Eleitoral contra Flávio Marques, Sebastião  Dias, Aldo Santana e nomes da gestão anterior serão julgadas no próximo dia 8, às 14 horas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O blog apurou que que os líderes políticos recorreram à banca do respeitado advogado Walber Agra.

Eles foram condenados em primeira instância  por abuso de poder político-econômico dos dois candidatos governistas Flávio Marques e Aldo Santana nas eleições de 2020.

Os investigados foram acusados pelas condutas de aumento considerável de contratos temporários no período de fevereiro a agosto de 2020 e utilização de servidores públicos para realização de campanha eleitoral em favor da candidatura da chapa governista. Eles recorreram ao TRE-PE.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco emitiu Parecer favorável pela procedência das ações.

De acordo com os documentos que instruem a petição inicial da AIJE 147- 43, foram contratados 286 novos servidores públicos no período de janeiro a agosto de 2020; em janeiro havia 122 servidores e em agosto o quadro era composto por 414 servidores públicos, lotados nas diversas áreas de atuação municipal. Apesar da pandemia de covid-19, observa-se que o incremento não ocorreu substancialmente na área da saúde, razão pela qual não há justificativa plausível para o aumento considerável do número de servidores.

Pelo Parecer, apenas o aumento das contratações poderia não caracterizar abuso de poder político, porém, tal fato, aliado às provas produzidas na AIJE 249-65, confirmam utilização da máquina administrativa em favor da candidatura, na medida em que diversos servidores públicos contratados trabalharam na campanha eleitoral, no chamado ‘porta a porta’.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Abertas as inscrições para concorrer a bolsas do ProUni

Estão abertas as inscrições para a segunda edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes interessados em bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior têm até quinta-feira (4) para acessar o site do ProUni e se inscrever no programa.

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%), em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados será disponibilizado no site do programa e será constituído de duas chamadas, previstas para o dia 8 de agosto e 22 de agosto de 2022.

Modalidade de concorrência

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Presidente da Câmara diz que emenda impositiva dos vereadores garantiu a compra do ônibus para o TFD

O Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Djalma Nogueira (PT), em entrevista a Rádio Cidade FM, na última sexta-feira (29), afirmou que a Prefeitura recebe recursos de várias esferas, inclusive, dos impostos pagos pelos cidadãos. Djalma falou sobre o processo de licitação realizado no dia 12 de julho, para a compra do ônibus, afirmando que esse mérito é do Poder Legislativo uma vez que foram os vereadores que aprovaram e garantiram em dezembro de 2021 a verba do ônibus para o uso dos pacientes do TFD.

O Presidente disse ainda, que se não estivesse no orçamento deste ano a previsão da compra do ônibus, hoje a população não estaria celebrando essa conquista e acredita que o micro-ônibus que já se encontra na cidade seja através da emenda impositiva dos vereadores.

O parlamentar cobrou ainda da prefeita Nicinha Melo (MDB) e a Secretaria de Obras, agilidade na execução da obra na Rua Raimundo Ferreira, informando que os moradores e comerciantes estão sendo prejudicados.

Djalma disse ainda que que estará recebendo na Câmara, o representante da Compesa, Dr. José Virgíneo, nesta segunda-feira (1° de agosto), para juntos buscarem uma solução para que a obra da água para as comunidades de Brejinho e Arara sejam solucionadas.

Fonte: Tabira Hoje

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1º) pelo Twitter, que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos.

“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, adiantou. O Tecovirimat tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.
Números
Segundo dados do Ministério da Saúde, até ontem (31), 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. Na última sexta (29) a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.
A vítima era um homem, de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades que podem ter prejudicado o quadro clínico. O Ministério da Saúde investiga as circunstâncias da morte.
Sintomas
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.
Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
Diário de PE
Publicado em Política | Deixar um comentário

Valeu, Afogados!

O Afogados Futebol Clube perdeu no jogo da volta para o Asa de Arapiraca e está eliminado da Série D do Brasileirão.

De toda forma, a saída foi honrosa. A equipe perdeu por 2×0, com gols de Xandy e Diego Rosa para a equipe alagoana.

Registre-se,  o time esteve com um a menos a maioria do tempo. O zagueiro Felix foi expulso aos 30 minutos do primeiro tempo após falta em Ermínio, que ia em direção ao gol.

Como na vida, o futebol é feito de vitórias e derrotas.  Importante é saber seguir.

Foi a primeira vez que o Afogados Futebol Clube chegou ao mata-mata da competição. O presidente Edygar Santos, o técnico Ito Roque, diretoria, atletas e comissão técnica estão de parabéns. Honraram a camisa e deram visibilidade à nossa cidade e região.  Vida que segue!

Fonte: Nill Júnior

Publicado em Política | Deixar um comentário

Datafolha: 49% deixaram de falar sobre política para evitar discussões

Metade da população altera comportamento com o acirramento da tensão eleitoral

Metade do eleitorado brasileiro (49%) diz ter deixado de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses para evitar discussões, diante do acirramento eleitoral, mostra pesquisa Datafolha realizada na semana passada. A reportagem é de Paula Soprana/Folha de S. Paulo.

A pesquisa indica que o índice é maior entre os eleitores de Lula (54%), candidato do PT, frente aos 40% dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

A dois meses do primeiro turno, o Datafolha apresentou três situações de constrangimento ou coação e pediu aos entrevistados que respondessem se já passaram ou não´por casos do tipo.

Além de deixarem de falar do assunto com pessoas próximas, que são 49%, 15% disseram já ter recebido ameaça verbal e 7%, física.

Dos entrevistados, 54% afirmaram ter vivido alguma situação de constrangimento, ameaça física ou verbal em razão de suas posições políticas nos últimos meses.

O contingente é mais alto entre simpatizantes do PT (63%), eleitores de Lula (58%), mais instruídos (62%), que reprovam o governo Bolsonaro (62%), autodeclarados pretos (60%) e homossexuais e bissexuais (65%).

Entre os que afirmam ter sofrido ameaça verbal por motivação política, o indíce passa a 19% entre os que têm intenção de votar em Lula. No lado de Bolsonaro, o índice é de 12%. Em relação a ameaças físicas, o índice é de 9% entre os eleitores de Lula e de 5% entre os de Bolsonaro.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

TABIRA | vice classifica ônibus do TFD como sucata e orienta Dinca a procurar um psiquiatra

“Teria sido melhor pra população juntar os dois valores e comprar um ônibus grande e confortável para os pacientes”, disse.

Após sofrer uma série de ataques verbais por parte do marido de Nicinha Melo e prefeito de fato, Dinca Brandino,  o vice-prefeito Marcos Crente falou ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, nesta quinta-feira (29).

Marcos lamentou o fato da gestão não manter com ele um diálogo e ter quebrado o acordo que foi firmado entre as partes para aquisição de um ônibus novo para o TFD – Transporte Fora do Domicílio.

O vice-prefeito conseguiu uma emenda no valor de R$ 500 mil junto ao deputado federal Tadeu Alencar. Paralelamente chegou uma emenda do mesmo valor do deputado da prefeita, Fernando Monteiro.

Estrategicamente, o marido da prefeita e prefeito de fato, Dinca Brandino, comprou um micro-ônibus com o recurso de Fernando Monteiro, que teoricamente chamaria mais atenção, e o dinheiro da emenda de Tadeu Alencar desviou para outra finalidade, quebrando assim o acordo fechado com o vice-prefeito.

Marcos disse que não existe diálogo entre ele e a prefeita. “Nem uma ligação minha ela atende mais”, reclamou. “Teria sido melhor pra população juntar os dois valores e comprar um ônibus grande e confortável para os pacientes. Esse que compraram é uma sucata”.

Sobre os ataques sofridos, Marcos se mostrou tranquilo e disse que não dá atenção ao ex-prefeito, mas também não deixou de graça. “A única pessoa desequilibrada que tem atrapalhado o governo da prefeita é o marido dela. Ele deveria procurar um psiquiatra. A pessoa que se comporta daquele jeito em uma live, imagina em casa com aquela coitada”, disparou Marcos.

Ao final Marcos disse que já estava pensando em deixar a política, mas o episódio havia deixado ele mais animado ainda para continuar. “Agora é que eu fiquei com vontade porque nada como um dia após o outro”, disse. Na eleição passada, a articulação de Marcos foi fundamental para levar Mano, Nelly e Zé Amaral para o lado de Nicinha, fato determinante na vitória da atual gestora tabirense.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Festival de Inverno da Borborema começa hoje

Promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tabira começa hoje mais uma edição do Festival de Inverno do Povoado da Borborema. O evento, que não acontecia ha dois anos devido a pandemia de covid-19, tem programação nesta sexta, 29 e no sábado, 30, na praça do povoado, que fica localizado há 14 quilômetros do centro de Tabira.

Hoje se apresentam o cantor Delmiro Barros e Nando do Acordeom. Já no sábado, dia 30, tem Jena do Acordeom e Roberto Vaneirão.

Em primeiro momento o show do cantor Ciel Rodrigues foi divulgado pela prefeitura e pelo próprio secretário de Cultura e Esportes, Wilton Confecções, mas foi cancelado.

A notícia do cancelamento foi divulgada por Wilton na segunda-feira (25). O motivo da suspensão do show não foi divulgado. A nota assinada pela equipe do artista diz apenas que foi “por motivo de força maior”.

Fonte: Tabira Hoje

Publicado em Política | Deixar um comentário