Fiocruz detecta vírus zika com potencial de invecção e contágio por saliva e urina

dengue

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de divulgar que constatou a presença de vírus Zika, com potencial de provocar infecção, em amostras de saliva e de urina. Segundo a entidade, agora, essas novas formas de transmissão serão mais estudadas.

“Essa comprovação tem um significado muito grande porque, até então, todas as evidências não significavam capacidade de infecção, muda o patamar e a forma que fazemos as pesquisa”, disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Em entrevista à imprensa, a Fiocruz disse que a evidência de transmissão pelas excreções “sugere a necessidade de investigar a relevância de transmissão via oral”.

Até então, a única via de transmissão do vírus, confirmada por autoridades sanitárias, é pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Do Jornal do Commercio

Publicado em Política | Deixar um comentário

Para garantir a paz e a tranquilidade dos foliões em Tabira, polícia promete tolerância zero para os infratores

tenente airam e ednaldo

O esquema de segurança para o carnaval 2016 em Tabira foi o tema da entrevista do dia do Programa Show da Tarde, da Rádio Cultura dessa quinta-feira (4). Presentes no estúdio estavam o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Tabira, Tenente Airam, e o Conselheiro Tutelar Ednaldo Lima.

Segundo o comandante, foi feito junto ao comando do 23º BPM um plano de ação para garantir a paz e a tranquilidade dos foliões de Tabira e também daqueles que, durante os quatro dias de festa, visitarão a cidade.

O policiamento será feito com cerca de 30 policiais diariamente no pólo central do evento que fica na Praça Pedro Pires Ferreira. Policiais do policiamento ordinário, Gati, Rocam e Ciosac estarão envolvidos nas ações de segurança.

A combinação álcool e direção será fiscalizada de maneira intensiva através de bloqueios em vários pontos da cidade. O condutor que for flagrado embriagado e dirigindo será conduzido para delegacia e terá o veículo apreendido, garantiu o Tenente Airam.

Outra advertência feita pelo comandante é a respeito do uso de recipientes de vidro nos pólos de animação. “Está proibido o uso de garrafas, copos ou qualquer outro recipiente de vidro na Praça Pedro Pires, no Clube de Campo, no Sport Folia (Rua José Vidal) ou em qualquer outro pólo de animação. Quem for flagrado desobedecendo poderá ser conduzido e perder sua festa”, alertou.

O Conselho Tutelar fará um trabalho preventivo nessa sexta-feira em bares e barracas alertando os vendedores para não venderem bebidas alcoólicas a menores. Na sede do conselho, nos quatro dias do carnaval, três conselheiros darão plantão à noite até o término da festa para receber as possíveis ocorrências envolvendo menores. As bandas terminarão suas apresentações às 2h:30min da manhã.

Radar do Sertão

Publicado em Política | Deixar um comentário

Mãe do primeiro bebê com microcefalia em ST teme que o filho sofra preconceito

DSC_0035

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Medo e superação são os principais sentimentos que as gestantes enfrentam diante da microcefalia. Em Serra Talhada, a ex-auxiliar de professora, Danyella Campos, de 23 anos, moradora do bairro Cohab, foi a primeira mãe a ter o filho diagnosticado com microcefalia no município, após a descoberta que o mosquito Aedes aegypti era o vetor da doença. Em conversa com o FAROL, a jovem enfatizou que apesar da gravidez ter sido tranquila ela se assustou após o diagnóstico. Danyella é casada com José Rosivaldo, 27 anos, mototaxista e o pequeno José Arthur é o primeiro filho do casal. Segundo ela, o bebê é agitado e começou a ter convulsões por conta da microcefalia.

“José Arthur é meu primeiro filho, minha gravidez foi tranquila. Descobri só no sétimo mês que ele tinha microcefalia. Precisei ser encaminhada para o Recife para fazer os exames e ter a confirmação. Quando o médico me avisou, eu não sabia o que era. Ele só me disse que a cabeça não estava se desenvolvendo. Eu fui pesquisar na internet e fiquei assustada. Eu só tive uma gripe e uma febre no terceiro mês de gestação. O médico me falou que acha que não foi a zika que causou a micro, e sim citomegalovírus”, detalhou Danyella.

José Arthur faz aniversário de seis meses nesta sexta-feira (5) e já apresenta algumas complicações. Ao FAROL, a mãe conta que teve que parar de trabalhar para cuidar da criança.”Meu filho nasceu no dia 5 de setembro de 2015. Ele é um bebê agitado, chora muito e começou a ter convulsões. Antes, eu trabalhava como auxiliar de professora, mas agora só cuido dele. O pai dele trabalha de mototáxi. Penso no futuro e espero que o meu filho possa ir à escola e que ele não sofra preconceito”, desabafou.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

NOTA DO SINPOL SOBRE O FIM DA GREVE

SINPOL

Os policiais civis de Pernambuco, reunidos em Assembleia Geral neste 4 de fevereiro, decidiram dar um voto de confiança ao Governo do Estado e não vão entrar em greve por tempo indeterminado. O Governo do Estado enviou ao sindicato na última quarta-feira (03/02) um ofício se comprometendo a enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa no dia 15 de fevereiro promovendo modificações no plano de cargos e carreiras da Polícia Civil acordado com o sindicato em dezembro de 2015.

Com auditório lotado de policiais civis, a direção do Sinpol colocou para votação a possibilidade do voto de confiança ou a continuação do movimento grevista. A categoria decidiu com apenas dois votos contrários que NÃO iria interromper os trabalhos da polícia no carnaval.

Áureo Cisneiros, presidente do sindicato, afirmou que se no dia 15 de fevereiro este projeto de lei não for enviado, os Policiais Civis novamente podem iniciar um processo paredista.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Após assalto frustrado na PE-365, em ST, populares amarram ladrão e entregam a polícia

Sirene

Uma ocorrência inusitada foi registrada na Delegacia de Polícia de Serra Talhada, nessa quinta-feira (4). Segundo informações da Polícia Militar, um ajudante de pedreiro de apenas 18 anos, residente no bairro Vila Bela, tentou assaltar o agricultor José Danilo da Cruz, de 23 anos, residente em Santa Cruz da Baixa Verde.

O fato aconteceu na PE-365 que liga Serra Talhada a Triunfo, mas acabou com um final infeliz para o ajudante de pedreiro.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), quando a Polícia Militar chegou a PE-365, o ladrão estava amarrado e foi a vítima, José Danilo, que entregou aos PMs o revólver utilizado na tentativa de assalto. Populares que amarraram o infrator informaram que alguns tiros foram disparados pelo ajudante de pedreiro, mas a arma foi entregue na Delegacia de Polícia sem munição.

Farol de noticias

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Coordenador nacional do DNOCS diz que Adutora do Pajeú e Barragem da Ingazeira não terão paralisações

Por Marcelo Patriota
O Superintendente do DNOCS em Pernambuco Emílio Duarte, visitou o Sertão do Pajeú e dessa vez trouxe para conhecer as DUAS obras de maior investimento que o DEPARTAMENTO DE OBRAS CONTRA A SECA está fazendo em Pernambuco, o diretor/Coordenador Nacional do DNOCS, Dr. Walter Gomes de Souza, que esteve pela 1ª vez no Pajeú relatou ao blog que ficou impressionado com o ritmo das obras.
A agenda do Superintendente e do Diretor foi de visitas a Ingazeira e S. J. do Egito.

Em Ingazeira onde está sendo construída a 2ª obra, a Barragem que atenderá além da cidade Mãe do Pajeú (Ingazeira) beneficiará Tabira, São José do Egito e Tuparetama, Dr. Emílio Duarte e Dr. Walter Souza em entrevista a Gazeta-FM aos comunicadores Carlos Jr. e Erbi Andrade onde prometeu que o Ministério da Integração disponibilizará R$ 2 milhões de reais mensais para que a obra não sofra interrupção até dezembro desse ano, 2016, quando a barragem deverá estar concluída.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Tabira: PRB reforça candidatura de Edgley com novas filiações

IMG-20160204-WA0001

IMG-20160204-WA0000

Por Anchieta Santos

Com a pré-candidatura de Edgley Freitas colocada para o debate das oposições em Tabira, o PRB promoveu ontem mais um encontro para tratar de sucessão municipal.

Na oportunidade os defensores do nome do ex-secretário  definiram que o Fórum de debate para a construção do plano de governo no campo e na cidade será iniciado no mês de março.

Também no encontro de ontem o PRB ganhou novas filiações. A ideia é engrossar as fileiras do Partido para dar mais peso à legenda na discussão municipal.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Senado aprova projeto que permite estender licença paternidade

plenario-senado-federal-20070420-03-original

O plenário do Senado aprovou nesta quarta (3), uma proposta que pode estender a licença paternidade de cinco para até 20 dias. O aumento da licença é condicionada à adesão da empresa ao programa Empresa Cidadã. Esse programa foi criado a partir de uma lei de 2008 com o objetivo de estimular a prorrogação da licença-maternidade de quatro para seis meses mediante concessão de incentivo fiscal.

A mudança consta do Estatuto da Primeira Infância, uma série de marco legal para o início da vida, dos zero aos seis anos de idade. A proposta foi a primeira votada pelos senadores em plenário na volta do recesso parlamentar. A matéria, que já passou pela Câmara, seguirá para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Lula: a Origem e a Escolha

Nas eleições de 1989, a Nação tomou conhecimento, horrorizada, de que Lula, o operário de origem nordestina, tinha um som três em um.
Como se atrevia? A sua condição de integrante da nossa Senzala exigia que ele tivesse, no máximo, um modesto radinho de pilha. Seu adversário, Collor, bem-nascido na Casa Grande, podia ter o som que quisesse. Afinal, desigualdades e privilégios herdados desde as capitanias são o negócio e a alma do Brasil. É algo natural.
Agora, a Nação toma conhecimento, de novo com horror moral, que Lula frequenta um sítio em Atibaia, onde pesca lambaris e tilápias a bordo de um nababesco bote de R$ 4 mil. Não bastasse, Lula teria tentado comprar um apartamento a beira-mar. Tentou e não comprou. Mas o horror moral permanece. Como se atreve? Tendo a sua origem em nossa Senzala, Lula poderia almejar, no máximo, uma casinha do Minha Casa Minha Vida, quiçá uma bucólica palafita, em alguma periferia infecta.
Agora, imaginem se essas “acusações” fossem esgrimidas contra algum grande político da oposição, como FHC ou Aécio. Seriam motivo de chacota generalizada, é claro. Mesmo se insinuassem, sem provas, como fazem com Lula, que tais imóveis teriam sido reformados por alguma empreiteira, ninguém acharia nada de mais.

Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Oposição pedirá investigação ao MPPE sobre as declarações do Secretário Pedro Eurico

A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em virtude das declarações do secretário de Justiça de Direitos Humanos, Pedro Eurico, gostaria de destacar que a Nota do Governo do Estado, divulgada ainda na noite desta terça (02), é mais uma tentativa de encobrir a verdade, quando tenta atribuir a um mal entendido as declarações do secretário de que recebe telefonemas de detentos, até durante a madrugada. O áudio da reunião pública da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (em anexo) não deixa dúvidas quanto à afirmação do secretário.

oposição

No cargo desde o início do Governo Paulo Câmara, o secretário Pedro Eurico enfrenta sua segunda grave crise nos presídios pernambucanos, com a fuga de aproximadamente 100 detentos há cerca de 15 dias da Penitenciária Barreto Campelo e do Complexo Prisional do Curado, e vem se mostrando incapaz de adotar ações capazes de tirar o sistema prisional do Estado do quadro em que se encontra. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

GOVERNADOR DIZ QUE SEGURANÇA SERÁ MANTIDA NO CARNAVAL

:

Governador Paulo Câmara (PSB) assegurou que a segurança durante o Carnaval será mantida, apesar da Polícia Civil entrar em greve a partir do próximo sábado, quando a folia começa no Estado; “A gente vai cumprir a nossa obrigação. Vai ter muita polícia na rua, Polícia Militar e as delegacias estarão abertas. Vamos oferecer as condições adequadas para o folião brincar, da forma que tem que brincar”; sobre a greve dos policiais civis, o governador disse que “entrar em greve em pleno sábado de Carnaval é um desserviço ao cidadão. Não vai resolver o problema da segurança pública. E não vai ter nenhum benefício para a categoria. Vai apenas prejudicar uma população que quer ter, em quatro dias de Carnaval, a condição de brincar com paz”.

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

CONVITE

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

GUITARRISTA DA BANDA X-CALYPSO XIMBINHA PARABENIZA LAURA BRASIL

Hoje é o aniversário da Irmã do Comunicador Léo Brasil, a Jovem Laura Brasil completa 19 anos e o Guitarrista da Banda X-Calypso Ximbinha enviou um vídeo lhe parabenizando.O Blog Tabira em Debate parabeniza deixando um abraço e muitos anos de vida..

Publicado em Política | Deixar um comentário

Blitzes da Lei Seca serão realizadas até de manhã neste Carnaval

Fotos: Paulo Maciel/Detran-PE

Se você ainda pensa em beber neste Carnaval e dirigir depois, desista. As blitzes da Lei Seca vão estar sendo realizadas também pela manhã neste Carnaval. A nova estratégia foi anunciada nesta terça-feira (02) durante apresentação da chamada Operação Carnaval 2016, realizada pelos órgãos de trânsito que atuam no Estado, tendo à frente o Detran-PE. O efetivo da Lei Seca continua os mesmo – nove equipes, divididas em três turnos -, mas a mudança na estratégia de lançamento das equipes é que vai fazer toda a diferença. A promessa são blitzes já a partir das 8h do Sábado de Zé Pereira, quando acontece o desfile do Galo da Madrugada. Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

Pai diz que adolescente assassinada a pedradas em Flores foi violentada sexualmente pelo acusado antes

O pai da jovem Dayane Barbosa Ferreira, 16 anos, morta a pedradas na última segunda-feira (25), disse que a jovem foi violentada sexualmente pelo assassino. Em entrevista à Rádio Jornal, o mototaxista Carlinhos contou que a menina foi “vista em frente à delegacia”, local ele onde trabalha.
Ele disse que a vítima foi vista “justamente conversando com este indivíduo”, e contou que o assassino estava numa motocicleta Honda Titan 150, na qual deu carona a adolescente. O resultado do exame sexológico solicitado pelo delegado Washington deve sair nos próximos dias. (TV Web Sertão)
Publicado em Política | Deixar um comentário

Prefeitura de Solidão tem contas bloqueadas por falta de pagamento a advogado Tabirense

paulo ramalho

As contas da Prefeitura de Solidão estão bloqueadas por determinação do Juiz Dr. Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre, da comarca de Tabira, desde a segunda-feira, dia 01 de fevereiro.

As contas foram bloqueadas em função do não pagamento de RPV (Requisição de Pequeno Valor) devida ao advogado tabirense Paulo Barros Ramalho. O município foi intimado, desde Novembro de 2015, para pagar no prazo de 60 (sessenta dias) e não o fez.

RPV (Requisição de Pequeno Valor) é a forma como são pagos os débitos da fazenda Pública (união, estados, municípios), cujo seja até 30 (trinta) salários mínimos no caso dos municípios, 40 (quarenta) salários mínimos no caso dos estados e 60 (sessenta) salários mínimos no caso do Governo Federal.

Radar do Sertão

Publicado em Política | Deixar um comentário

Menino morre após receber descarga elétrica enquanto brincava em Floresta

local-poste-onde-menino-morreu-eletrocutado-em-floresta-pe-1

Um menino de 12 anos morreu na noite de segunda-feira (01) após receber uma descarga elétrica em Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, ele estava brincando em uma praça no Centro da cidade quando se aproximou de um poste e teria recebido a descarga.

Por e-mail, o secretário Municipal de Obras de Floresta, Antonio Adelmo Nunes, informou que “não tinha fios expostos” na praça e que “o poste estava em condições normais”.

Ainda segundo a polícia, o pai da criança tentou socorrê-lo e, ao pegar no garoto, recebeu também uma descarga, de menor intensidade. O menino foi socorrido para um hospital do município, mas já chegou morto na unidade de saúde. A polícia informou também que a praça estava em reforma e que nenhum fio desencapado foi encontrado no lugar.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil. Testemunhas do caso serão ouvidas. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste. (G1)

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Prefeito de Ingazeira sofre mal súbito e é transferido para o Recife

O Prefeito de Ingazeira Luciano Torres deu um susto na família e amigos ontem ao sentir-se mal. De imediato foi atendido em Ingazeira pelo médico Cubano Dr. Luiz Leandro e encaminhado ao Hospital Regional Emília Câmara. Depois dos primeiros socorros foi transferido para o Recife onde realizou exames e encontra-se em observação. Fabiana Torres irmã de Luciano e Secretária de Saúde de Ingazeira está no Recife e em contato com a produção do Rádio Vivo, disse que o quadro do Prefeito é estável e o diagnóstico está sendo aguardado. (Por Anchieta Santos)

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

Enquanto governo diz que economizou quase R$ 1 bilhão, Priscila Krause diz que Paulo Câmara deixou fiado igual para 2016

prscila krause

Por Fernando Castilho

No mesmo dia em que o Governo do Estado revelou que o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) completou um ano com uma economia total de R$ 974 milhões aos cofres do Estado, a deputada Priscila Krause revelou que governo de Pernambuco iniciou 2016 com o montante de restos a pagar 170% maior do que o registrado no primeiro mês da administração Paulo Câmara (PSB), em janeiro de 2015.

Segundo a deputada, o valor de empenhos liquidados e não pagos referentes ao exercício passado somou R$ 946,64 milhões ante dívida de R$ 349,78 milhões deixados pelo governo João Lyra (PSB) ao término de 2014. Os dados constam de relatório apresentado na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco pela deputada Priscila Krause (DEM). Continue lendo

Publicado em Política | Deixar um comentário

 

População de Mirandiba vive um clima de insegurança e programação de carnaval é substituída por Caminhada pela paz

Resultado de imagem para mirandiba pe

Mesmo com reforço policial, no último sábado uma jovem foi assassinada com um tiro, em seguida, houve e do atentado por volta das 20:30h da noite do último domingo (29), contra P. O.S, 48 Anos, casado, agricultor, que encontrava-se no velório de seu pai na rua Tiburtino De Carvalho, em frente ao posto policial de, Mirandiba-PE.

Ele foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto não identificada, no qual efetuaram vários disparos de arma de fogo vindo atingir a vítima  que foi socorrida por populares ao Hospital local e, após o primeiros socorros foi conduzido ao Hospital Regional da cidade de Salgueiro escoltado pela policia militar  no qual foi recebido e atendido pelo Plantão Médico. O estado clinico no momento é estável.

De acordo com o parceiro Célio da Difusoura, pela primeira vez na cidade de Mirandiba, a população fará um cortejo pedindo paz que na próxima segunda feira (15). O ato será  escoltado pela polícia. Aparecida era Mãe de 3 filhos foi morta com um tiro no tórax.O autor do crime conhecido como Urêinha já se encontra preso a disposição da justiça.

Luiz Carlos

Publicado em Política | Deixar um comentário